Primeiro voo do Pégasus 06, UH-15 Super Cougar N-7106

N7106

Por Guilherme Wiltgen

O voo do EC725 (C/N BRA 17), realizado no último dia 21, não marca somente o primeiro voo EC725 “Made in Brazil”, mas também o primeiro voo do Pégasus 06, o UH-15 Super Cougar N-7106, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2).

O Pégasus 06 será da versão básica e estará capacitado à realizar as mais diversas missões, principalmente as de transporte de tropa, esclarecimento marítimo, lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate, guarda de aeronaves no NAe São Paulo (Pedro), operações de Busca e Salvamento (SAR) e apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais.

Quando o Ministério da Defesa assinou com a Helibras o contrato para construção de 50 helicópteros EC-725 Super Cougar (Caracal), em 2008, coube deste total à Marinha do Brasil 16 aeronaves. Destas, oito foram designadas UH-15 Super Cougar, com as suas capacidade descritas acima e as demais designadas UH-15A Super Cougar, com capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW), missões de Combate SAR (C-SAR), Busca e Salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias, Operações Especiais e Guerra Eletrônica.

Sair da versão mobile