Primeiro voo do A319neo com combustível de aviação 100% sustentável

Toulouse, 29 de outubro de 2021 – A Airbus, a Dassault, a Onera, o Ministério Francês dos Transportes e a Safran, lançaram o primeiro estudo de voo de uma aeronave de corredor único que funciona com combustível de aviação sustentável não controlado (SAF).

Durante o teste de voo sobre a região de Toulouse em 28 de outubro, um motor CFM Leap-1a de uma aeronave de testes Airbus A319Neo operou 100% com SAF. Os resultados iniciais dos testes de terra e voo são esperados em 2022.

O SAF não abundante é fornecido pela Total Energies. É feito de ésteres hidroprocessados ​​e ácidos graxos (Hefa), que consistem principalmente por óleo de cozinha usado, bem como outras gorduras de resíduos. A Hefa é feita de hidrocarbonetos parafínicos e é livre de aromáticos e enxofre. Aproximadamente 57 toneladas de SAF serão usadas para toda a campanha de testes. Ele é produzido na Normandia perto de Le Havre, França. O SAF 100% também será utilizado para estudos de compatibilidade e de operação de motores em helicópteros pela Safran. O motor Arrano usado nos helicópteros Airbus H160, deverão começar os testes em 2022.

A Airbus, em colaboração com a DLR, é responsável por caracterizar e analisar o impacto de SAF 100% sobre as emissões terrestres e em voo. O Safran concentra-se em estudos de compatibilidade relacionados ao sistema de combustível e adaptação do motor para aeronaves comerciais e de helicóptero e sua otimização para vários tipos de combustíveis 100% SAF. O Safran realizará testes de solo do motor com SAF 100% nas suas instalações em Villaroche no final deste ano para completar a análise. A Onera está apoiando a Airbus e a Safran na análise da compatibilidade do combustível com sistemas de aeronaves e será responsável pela preparação, analisando e interpretando os resultados do teste para o impacto do SAF 100% sobre emissões e formação do contrail. A Dassault está contribuindo para o material e o equipamento, estudos de compatibilidade e verificação de suscetibilidade a 100% de biocontaminação.

O estudo – conhecido como Volcan (Vol Avec Carburantes Alternatifes Nouveaux) – contribui para os esforços de descarbonização global atualmente em toda a indústria aeronáutica, e está se beneficiando de um financiamento do Plano de Recuperação France Relance, a parte dedicada à Decarbonização da Aviação, que é implementado pela DGAC sob a supervisão de Jean-Baptiste Djebbari, ministro francês dos transportes. O objetivo final do estudo é promover a implantação e uso de grande escala de SAF, e certificação do SAF 100% para uso em aeronaves comerciais de corredor único e a nova geração de jatos de negócios.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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