Primeiro Voo de ASW Noturno realizado exclusivamente por tripulantes brasileiros no Seahawk

ASWnot_Brasil

Nos dias 29 e 30 de outubro de 2015, foram realizados voos de adestramento ao Sul de Cabo Frio com duas aeronaves SH-16 Seahawk, do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).

Foram os primeiros voos de ASW Noturno realizados com uma tripulação inteiramente Brasileira, pois, em voos anteriores, havia um instrutor Norte-Americano, da empresa Sikorsky à bordo.

Tais voos também permitiram concluir a ascenção de qualificação de dois pilotos, CC Célio e CC Maffei, que atingiram o status de COA (Comandante Operativo de Aeronave) de SH-16, sendo os primeiros aviadores navais da MB a atingi-la.

Estes pilotos já haviam realizado anteriormente este tipo de voo, durante intercâmbio com a US Navy, nos EUA, e com a empresa Sikorsky no Brasil.

NOTA do EDITOR: Bravo Zulu aos nossos amigos CC Célio, CC Maffei e ao SO Noronha, pela conquista da Bolacha da Coruja!

A BOLACHA DA CORUJA

Com a criação do HS-1, e consequentemente, com a qualificação em voo ASW noturno, foi criada informalmente entre os pilotos a “Ordem do Batman”, que era constituída pelos pilotos/operadores que atingiam essa qualificação, e que mais tarde com a aquisição dos SH-3 Sea King, seria substituída pela CORUJA.

A CORUJA é o símbolo pelo qual se distinguem os poucos militares do Esquadrão, pilotos e operadores de sensores, que conseguem obter a difícil qualificação em voo ASW noturno.

Por este motivo, foi escolhida a coruja para representar esta atividade em virtude de ser um pássaro conhecido por seus hábitos noturnos como o voo e a caça, similarmente às atividades desenvolvidas nas ações anti-submarino.

A bolacha foi idealizada com uma coruja estilizada em traçado negro e fundo amarelo.

Sair da versão mobile