A Agência Europeia de Defesa (EDA), a Itália e o Movement Coordination Centre Europe (MCCE) organizaram o primeiro reabastecimento aéreo colectivo europeu com um KC767 italiano. A partir do dia 05 de setembro, as aeronaves da França (um Mirage 2000 e um Rafale ) e da Suécia (três Gripen) participarão da campanha para obter domínios técnicos e operacionais de REVO com a aeronave de reabastecimento italiana.
O reabastecimento áreo é uma lacuna crítica na capacidade europeia e uma prioridades da Agência Europeia de Defesa (EDA), que está envolvida em quatro vertentes de trabalho neste domínio: preenchimento de lacunas de curto prazo, otimização dos ativos existentes, otimização da capacidade de REVO oferecido pela futura frota de A400M e reforço da capacidade de aeronaves reabastecedoras estratégicas da Europa, criando uma capacidade MRTT (Multi Role Tanker Transport).
“A iniciativa italiana de domínio do REVO é uma maneira eficiente para preencher rapidamente uma lacuna importante de recurso sobre a certificação reabastecedor-receptor, dada a urgência com base nas lições aprendidas em operações recentes, e que deveria teria recebido mais nações para participar na campanha de domínio” , disse Claude-France Arnould, Director Executivo da Agência Europeia de Defesa.
Domínio do reabastecimento aéreo
O domínio técnico e operacional são obrigatórios para fornecer ou receber combustível e eles são um pré-requisito para a interoperabilidade nas operações multinacionais. Ocorrendo na Itália, na Base Aérea de Decimomannu, entre 5 e 12 de setembro, França e Suécia serão capazes de executar os testes necessários, tanto em terra como em voo, para obterem o domínio do REVO com margem de segurança. A Europa dispõe hoje de 42 aviões-tanque de doze tipos diferentes e, em mais de 40% deles, faltam os requerimentos de domínio. Enquanto que os requisitos críticos e o domínio operacional em tempo de guerra está limitado a uma operação específica podendo ser emitido baseado em cada caso, esta campanha permite uma abordagem coordenada para domínio total e irrestrito. Isto aumenta a flexibilidade das operações de REVO e facilita o envio imediato no futuro.
Benefícios
A campanha de certificação de REVO coletivo da EDA é o primeiro de seu tipo, e permite que vários Países-Membros obtenham as bases técnicas e operacionais necessárias, no menor tempo possível para um número maior de aeronaves receptoras e reabastecedoras. Até agora, este processo teve que ser organizado em um nível bilateral. Organizar uma campanha coletiva facilita os procedimentos para os Países-Membros e o aumento da interoperabilidade gera economia de tempo, recursos humanos e de custos.
Cenário
O reabastecimento aéreo é um elemento crítico para a projeção do poder aéreo e é necessário para permitir que se vá além das operações de combate aéreo de curto alcance. Multiplicador de força é a capacidade fundamental incorporada no projeto de aeronaves modernas, não apenas em aviões de combate, mas em todo o espectro de plataformas aéreas, incluindo em um futuro próximo, os sistemas aéreos pilotados remotamente.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval