Por Guilherme Wiltgen
A Marinha Portuguesa informou que o primeiro Super Lynx Mk95A (19204) finalizou com sucesso a fase de testes na Leonardo Helicopters, em Yeovil, no Reino Unido. Como parte do processo de recebimento da aeronave, também está previsto iniciar em breve a qualificação dos quatro primeiros pilotos da Marinha Portuguesa.
Assinado em 21 de julho de 2016, o contrato com a Leonardo Helicopters prevê a modernização dos cinco helicópteros Super Lynx Mk95. O projeto de modernização iniciou em setembro do mesmo ano.
Em 2015, os cinco helicópteros portugueses atingiram a condição de meia-vida, após 23 anos de operação, tornando-se necessário realizar a modernização de alguns sistemas, aviônicos e os motores, pelo qual estão passando por modificações estruturais em decorrência da instalação do LHTEC CTS800-4N.
Na área de aviônicos, estão sendo efetuados upgrades dos sistemas de navegação, sendo introduzidos sistemas atualizados de navegação inercial. Também serão substituídos o painel de instrumentos e o guincho de salvamento (Hoist), por um guincho elétrico de maior capacidade, bem como a instalação de um sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal.
A modernização portuguesa é muito similar ao que o Mk21A da Marinha do Brasil também está realizando em Yeovil.
Foi informado que a entrega do 19204 foi adiada para o início de janeiro de 2021, inicialmente previsto para 30 de setembro, o atraso se dá em decorrência do impacto da pandemia de Covid-19