Nessa sexta-feira (30), o F-35B da Marinha Italiana realizou o primeiro pouso a bordo do porta-aviões Cavour (C550), após a campanha de teste e certificação realizada com os caças dos EUA durante o “Ready for Operations” (RFO), concluída no final de abril deste ano.
“Hoje assistimos o pouso no porta-aviões Cavour do primeiro F-35B da Marinha Italiana, um grande passo em direção ao objetivo estratégico de dotar o nosso porta-aviões com capacidade de última geração. Que nos projeta para um seleto grupo de países do mundo com essa capacidade, elevando assim o nível e o peso internacional da Itália”, disse o Chefe do Estado-Maior da Marinha, Almirante Giuseppe Cavo Dragone.
O evento representa um marco no processo de substituição dos caças AV-8B. A Marinha espera obter a capacidade operacional inicial (IOC) até 2024 e, posteriormente, a Capacidade Operacional Final (FOC), após a entrega da último caça stealth à Marinha.
A chegada do primeiro F-35B vai permitir aos aviadores navais iniciarem o treinamento na aquisição do chamado “Bravo Feature”, ou seja, a qualificação para pouso e decolagem a bordo dos navios, que no caso das aeronaves de asa fixa operando a partir de porta-aviões, é denominado Carrier Qualification (CARQUAL).
FONTE E FOTOS: MMI
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN