Primeiro MCH101 equipado para combate anti-minas entregue ao Japão

MCH-101

Finmeccanica – AgustaWestland e Kawasaki Heavy Industries (KHI) anunciaram a entrega para o Força Marítima de Auto Defesa do Japão dos primeiros helicópteros equipados para Combate Anti-minas (AMCM) MCH-101. O Kawasaki (KHI) MCH-101, é uma versão construída sob licença do helicóptero AgustaWestland AW101, equipado com o sistema de caça minas a bordo AN/AQS-24A o Sistema de Detecção de Minas à Laser AN/AES-1 (ALMDS), ambos da Northrop Grumman.

Juntos, estes sistemas proporcionam uma capacidade de detecção de minas completa, tanto na superfície quanto abaixo da linha d’água. O AW101/MCH-101 é um dos dois únicos tipos de helicópteros capazes de rebocar o AN/AQS-24A sendo hoje o único helicóptero moderno capaz disso.

O desenvolvimento da variante AMCM do AW101 (MCH-101) tem sido liderado pela Kawasaki Heavy Industries, como contratante principal, com a AgustaWestland prestando apoio técnico. A KHI tem a responsabilidade pela integração do sistema e design do container do AN/AQS-24A, assim como o reboque e o sistema de recuperação que está instalado na cabine. A AgustaWestland, além de fornecer suporte técnico também modificou o sistema de controle automático (AFCS) da aeronave para ser capaz de realizar diferentes perfis de missão de reboque do AN/AQS-24A.

Após a cerimônia de entrega em Gifu, na fábrica da Kawasaki no dia 27 de fevereiro, a aeronave da Força Marítima de Auto Defesa do Japão foi entregue a Iwakuni onde irá realizar ensaios de avaliação com o Esquadrão Experimental 51 antes de entrar em serviço em 2016.

AN/AQS-24A

O AN/AQS-24A é o unico sistema aéreo, comprovado em combate, de detecção de minas que opera em alta velocidade no mundo. Ele apresenta alta resolução, sonar de varredura lateral em tempo real, detecção, localização e classificação de minas de fundo e ancoradas com grande alcance e um scanner de linha d’água à laser para proporcionar precisa identificação óptica de minas submarinas e outros objetos de interesse.

A O sistema à Laser Aéro Transportado de Detecção de Minas AN/AES-1 (ALMDS) usa pulsos de laser e receptores alojados em uma cápsula externa para capturar imagens de perto da superfície potencialmente contendo minas. O pod ALMDS é montado no cabide lateral do MCH101 e os dados são exibidos no console da cabine.

O primeiro AMCM totalmente configurado é o oitavo de 13 AW101s que a Kawasaki Heavy Industries está construindo sob licença da AgustaWestland para a Força Marítima de Auto Defesa do Japão. As oito aeronaves entregues até o momento são seis MCH-101s e dois CH-101s. O CH-101s são usados ​​para apoiar atividades de pesquisa do Japão na Antártida.

Fonte:AW

Sair da versão mobile