O primeiro helicóptero CH-47F Chinook Block II de produção, destinado ao Exército dos EUA, chegou à fase de montagem final, que é a última etapa da produção antes que a aeronave seja entregue ao cliente, e que fornecerá ao Exército maiores capacidades de carga pesada pelos próximos 30 anos.
A variante Block II permitirá que o US Army voe mais longe e levante mais peso. Ele oferece capacidade, eficiência, interoperabilidade e comunalidade necessárias em um campo de batalha em evolução.
CH-47F Bloco II Lote 1, que foi contratado em setembro de 2021, iniciou a produção em abril de 2022. O Exército dos EUA contratou a Boeing para entregar dois CH-47F Chinook adicionais em setembro de 2022 como parte do Lote 2, elevando o número total de aeronaves sob contrato para seis. O Congresso também autorizou US$ 177 milhões para o Lote 3 e US$ 23 milhões para a aquisição antecipada do Lote 4.
“Este é outro grande passo no relevante fornecimento de capacidade para o nosso cliente. Esta é a primeira da última geração de aeronaves que ajudará o combatente a se defender contra ameaças em constante evolução em todo o mundo”, disse Ken Eland, vice-presidente e gerente do programa H-47.
A primeira aeronave Block II está prevista para entrega no início de 2024.