Quase quatro anos depois de seu primeiro voo, o primeiro Airbus Military A400M foi aposentado e será colocado em exposição pública.
A aeronave de desenvolvimento MSN1, carinhosamente conhecida como Grizzly 1, fez seu último voo em Toulouse no dia 4 de novembro, sendo tripulado por exatamente a mesma equipe que realizou o seu primeiro voo em Sevilha, em 11 de dezembro de 2009.
Além dele, o MSN3 foi colocado em armazenamento de longo prazo em condições de voo, porém, não se destina mais a voar mas, se necessário, poderá voltar a realizar voos de testes.
Os três primeiros aviões foram produzidos para o programa de certificação do núcleo, exigindo extensa instrumentação de teste para medição e registro da aeronaves e de seus sistemas de desempenho.
Os MSN4 e MSN6 (Grizzly 4 e 5 respectivamente) continuarão a apoiar as atividades de teste de voo, agora concentrados no desenvolvimento das capacidades militares e na sua instrumentação específica para estes ensaios em voo.
O MSN1 voou 1.448 horas e 25min em 475 voos, sendo sua missão final uma surtida de uma hora para validar os procedimentos de pouso com a rampa e a porta na posição aberta.
As discussões sobre o seu local de exibição final estão em andamento e estão sendo conduzidas pelo Departamento de Patrimônio da Airbus, que vai decidir no próximo ano. Já o futuro do resto da frota de Grizzly, este será decidido oportunamente.
Após o voo, o Chefe dos Pilotos de Testes Militares, Ed Strongman, que comandou o primeiro e último voo disse: “O MSN1 teve uma vida relativamente curta, mas muito difícil, levamos ele para os extremos do envelope de voo onde esperamos que a maioria dos outros A400M não vá. Ele fez um serviço esplêndido para a Airbus Military e serão os seus clientes que vão se beneficiar de tudo que aprendemos. Foi uma grande honra para esta tripulação voar pela primeira vez, naquele dia histórico em 2009, e nada mais justo que esta mesma equipe diga adeus ao seu velho amigo, o Grizzly 1. Ele ainda vai ter muitos mais anos de serviço produtivo, educando o público da aviação e inspirando uma nova geração a buscar carreiras na indústria aeroespacial”.
FONTE e FOTO: Airbus Military
TRADUÇÃO E ADAPATAÇÃO: Defesa Aérea & Naval