Presidente Jair Bolsonaro voou no KC-390 com Kit VIP

Presidente Jair Bolsonaro com a tripulação do KC-390

Pela primeira vez, desde que entrou em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB) em setembro de 2019, o Embraer KC-390 Millenium realizou uma missão Presidencial, ou seja, como “Força Aérea 01” (FAB 01). O voo entre Brasília (SABR) – Ponta Porã (SBPP) foi realizado pelo FAB 2856 do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) “Esquadrão Zeus”, sediado na Base Aérea de Anápolis (Ala 2) no dia 30 de junho.

A decolagem ocorreu as 11h05 horário de Brasília, com o FAB 01 voando no FL360 (36.000 pés). Durante o voo, o FAB 01 foi interceptado por um F-5EM do 1º GDA, que fez uma saudação ao Presidente.

Além do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a comitiva incluiu entre outra autoridades o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto e o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadero do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O objetivo era inaugurar o novo sítio de radar de Ponta Porã/MS, que é vinculado ao CINDACTA II.

Normalmente as missões Presidenciais são cumpridas pelo Grupo de Transporte Especial em aeronaves VC-1 e VC-2 ou helicópteros VH-35 ou VH-36. Porém a partir de agora estas missões VIPs poderão ser feitas pelo KC-390, que de certa forma roubou as atenções na inauguração de radar de Ponta Porã. Isto porque foi empregado pela primeira vez um kit VIP na KC-390.

O kit com duas fileiras de assentos duplos (lado a lado) permite acomodar pelo menos 48 passageiros e uma configuração muito similar a de um aeronave comercial, inclusive com banheiro. Ele modelado para ser rapidamente instalado pela rampa traseira. Além dos assentos, o kit comtempla painéis e anteparos laterais, que dão mais conforto e deixam a cabine mais próxima a uma aeronave comercial.

FONTE: RFA 

FOTOS: Isac Nóbrega / PR

Título original: Embraer KC-390 realiza voo Presidencial

Sair da versão mobile