Em um treinamento militar que teve como objetivo integrar as capacidades das forças aéreas e terrestres, pilotos da Força Aérea da Suécia e do Corpo de Aviação dos Fuzileiros Navais dos EUA participaram da introdução à operações de Controle Aéreo Avançado (FAC), e apoio aéreo aproximado segundo o DVIDS.
De acordo com o relatório, um Controlador Aéreo Avançado coordena elementos de ataque e transmite informações precisas sobre o alvo pretendido, enquanto atenuando o fratricídio. Um FAC (Airborne) também assume o papel do Controlador Aéreo Tático Integrado operando a partir de uma aeronave de asa fixa ou helicóptero.
“A idéia de tropas do Corpo de Fuzileiros Navais solicitando CAS e um Gripen aparecendo ou um Black Hawk sueco controlando a situação tática e determinando o direcionamento dos combates em volta dos Fuzileiros nos leva a ter certeza de que eles são bons no que fazem”, diz o capitão Thomas J. Duff, AH-1W Cobra FAC (A), especialista no assunto do MAWTS-1.
O relatório também menciona que este treinamento foi o primeiro desse tipo na história das Forças Armadas Suecas. Ela aconteceu entre 05-23 de Agosto na Base militar de Malmen, Linköping, na Suécia.
FONTE: Gripen BLOG
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval