As relações entre a Eurocopter Malásia e a Força Aérea Real da Malásia (RMAF) estão afetadas por causa das restrições do EC725.
Problemas na Main Gearbox (MGB) do EC225, versão civil do EC725, tem restringido o voo sobre a água, enquanto continuam as verificações sobre as causas do problema. Uma fonte oficial disse a Shephard que a Eurocopter estava ciente dos problemas antes da entrega dos dois helicópteros, em novembro passado, mas que não alertou a Royal Malaysian Air Force. Não muito surpreendentemente, a RMAF não está satisfeita com a situação.
Isto significa dizer que a RMAF não tem sido capaz de tornar sua aeronaves totalmente operacionais. A instrução e voo operacional tem sido prejudicados pela exigência de se verificar a Gearbox do motor a cada duas horas e meia de voo, quando a aeronave voa por 20 minutos a 70% de torque.
A Eurocopter acredita ter encontrado a causa principal do problema, porém, ainda vai demorar para efetivamente acabar com as restrições atuais.
O RMAF recebeu dois dos doze EC725 encomendados, sendo estas aeronaves operadas pelo Squadron 10, baseado em Kuantan.
O EC725 foi introduzido pela primeira vez em 2005 e a França tem utilizado suas aeronaves operacionalmente no Afeganistão.
FONTE e FOTO: Shephard
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval