A Força Aérea dos EUA planeja declarar a capacidade operacional inicial (IOC) para a sua frota de Lockheed Martin F-35 em 2016, de acordo com um novo relatório divulgado pelo Departamento de Defesa em 31 de Maio.
No seu relatório ao Congresso, o Pentágono afirma que, se o seu plano atual for mantido, o IOC para o maior cliente do Joint poderia ser alcançado entre Agosto e Dezembro daquele ano.
Os critérios utilizados pela USAF para o IOC consistem em ser capaz de declarar o primeiro esquadrão de F-35A operacional equipado com 12 a 24 aeronaves e com pessoal treinado o suficiente “para realizar missões de apoio aéreo aproximado, interdição, e supressão e destruição de defesas limitada, em um ambiente hostil”.
No entanto, o prazo de 2016 não indica um afastamento da insistência anterior do serviço de que seria necessário para a aeronave ter todas as capacidades da sua configuração Block 3F finais para declarar IOC.
Esse bloco de software está previsto para ser concluído no segundo semestre de 2017, de acordo com a indicação mais recente do Pentágono.
Ao invés disso, é provável que a força aérea declare a IOC da aeronave utilizando o software Block 2B ou com o Block 3i, que é a mesma configuração de aviônicos reutilizada em hardware mais recente .
Embora a USAF afirme que as configurações de software anteriores irão “fornecer suficiente capacidade de combate inicial”, ela continua a exigir “maior letalidade e sobrevivência inerente ao Block 3F e além” em uma data posterior.
Já os Fuzileiros Navais dos EUA, estão continuando com o seu plano para IOC utilizando a configuração Block 2B entre Julho e Dezembro de 2015.
O USMC vai declarar o IOC quando o primeiro esquadrão de entre 10 e 16 aeronaves estiver treinado e pronto para realizar uma ampla gama de tipos de missão.
O USMC também exige o software do Sistema Autônomo de Informação Logística V2 do jato para declarar a IOC. Tal como acontece com a USAF, a Marinha exige o Block 3F para suas necessidades futuras, diz o relatório.
A Marinha dos EUA, no entanto, está mantendo a sua posição e exigindo a configuração Block 3F completa no seu F-35C para que possa declarar o IOC, que está previsto para acontecer entre o fim de 2018 e o ínicio de 2019. A USN diz que precisa da configuração Block 3F para lidar com as ameaças no ambiente pós-2018.
O IOC dos F-35C da USN é esperado para ser acontecer quando o primeiro esquadrão operacional de 10 aeronaves estiver tripulado, treinado e equipados para realizar suas missões atribuídas.
EXTRA:
Segue uma foto de um F-35C de teste saído da linha de montagem e ainda para ser pintado com as asas dobradas.
Outra curiosidade é o esquema de comunialidade entre as versões do F-35.
Notar quanta diferença existe entre as versões.
FONTE: FlightGlobal / Defesa Aérea Naval
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval