Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho
Em cerimônia militar ocorrida no último dia 13, e presidida pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos, o General de Brigada Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, passou o comando da Aviação do Exército (AvEx) para o General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar.
A cerimônia aconteceu no hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército e contou com a presença dos ex-Comandantes da AvEx, além de diversas autoridades civis e militares.
Após um ano e cinco meses no Comando da AvEx, o General Guilherme pode participar, efetivamente, da preparação das tripulações para o emprego nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em vários Estados da Federação, assim como no apoio aéreo às ações da Intervenção Federal no Rio de Janeiro, durante o seu comando.
Em suas palavras, o General Guilherme se despediu com um discurso emocionado da Aviação, ambiente operacional em que passou grande parte de sua carreira, tendo a oportunidade de comandar o 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx).
Quem assume é o General de Brigada Aguiar, que também fez sua carreira militar na Aviação, tendo comandado o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) e mais recentemente o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), do qual passou o Comando no último dia 23 de Março.
A transmissão do Cargo de Comandante da Aviação do Exército foi feita pelo Comandante Militar do Sudeste (CMSE).
Após o encerramento da cerimônia, a tropa desfilou no pátio das aeronaves em continência ao General Aguiar.
NOTA do EDITOR: O DAN agradece ao nosso amigo General Guilherme o apoio irrestrito que recebemos durante todo o seu Comando e deseja muito sucesso no EME. Ao nosso amigo General Aguiar, desejamos muita sorte a frente da AvEx e que continuemos o bom trabalho que fizemos no CIAvEx, estendendo agora para o seu Comando da AvEx.