O Paquistão contratou a empresa Leonardo para converter três jatos Embraer Lineage 1000 em aeronaves de patrulha marítima de longo alcance para sua Marinha, em um contrato avaliado em aproximadamente US$ 190 milhões.
O contrato com a Leonardo envolve a aquisição de mais duas aeronaves Lineage 1000, a primeira já foi adquirida e está no Paquistão, seguida do projeto, modificação, instalação e integração de um pacote de guerra antissubmarino e patrulha marítima. Os três aviões vão entrar em serviço na marinha paquistanesa como aeronaves de patrulha Sea Sultan.
Os contratos subsequentes devem elevar o número total de Sea Sultans para 10, substituindo a frota P-3C Orion. Com um contrato adicional, o Grupo Paramount da África do Sul cuidará da manutenção pré-conversão, reparo e revisão geral das aeronaves.
A Leonardo tem um bom relacionamento com outros ramos militares do Paquistão, fornecendo radares Grifo para os caças Mirage III e F-7PG Fishcan, helicópteros AW139 e na aquisição de obuses M109 recondicionados.
As duas empresas preferiram não comentar o contrato citando “acordos de confidencialidade”.
IMAGEM: A/I Board PSF