A aeronave F-5FM 4810 recém-modernizada pela Embraer foi liberada para operar no Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), localizado na Ala 3, em Canoas (RS), após completar o processo de recebimento em Gavião Peixoto (SP). A aeronave F-5 na versão biposto, de matrícula 4810, completou o programa de modernização, sendo esta a última aeronave do projeto F-5FM entregue para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Durante o processo de recebimento, militares da Subdivisão de Controle do PAMA SP cumpriram inspeções visuais e ensaios de solo, cuja finalidade foi a verificação do correto funcionamento dos sistemas embarcados no ensaio de pista. Posteriormente, a aeronave foi liberada para o voo que foi realizado por um piloto de teste e dois engenheiros do Instituto de Pesquisas e Ensaio em Voo (IPEV).
Por ocasião dos ensaios de voo, o piloto de teste Major Aviador Thiago Scavacin e os engenheiros Major Alan Fonseca Uehara e o Tenente Matheus Pacheco Guanabara Santiago foram os responsáveis pelo cumprimento de cinco voos de experiência. A atividade demandou o acompanhamento dos inspetores do PAMA SP para execução dos testes previstos em manual que validam a segurança e aeronavegabilidade da aeronave.
Com a finalização dos ensaios previstos, foi possível concluir o processo de recebimento da aeronave e entrega ao Esquadrão Pampa. O translado terrestre foi realizado sob a responsabilidade do PAMA SP até a Base Aérea de São Paulo (BASP). Já no dia 21 de novembro, a aeronave decolou rumo a ALA 3, em Canoas (RS), sede do Esquadrão.
“Com a entrega da última aeronave modernizada, toda a frota de F-5 do Brasil passou a contar com aviônicos e armamentos de última geração. Essa tecnologia avançada, associada a uma plataforma aérea confiável e de alta performance, possibilitará uma maior eficiência na missão de defesa do espaço aéreo brasileiro, garantindo a soberania nos céus do Brasil”, destacou o Tenente-Coronel Reis.
O F-5 é um caça supersônico ágil, altamente manobrável e confiável, combinando design aerodinâmico avançado e ótima relação empuxo/peso fornecida pelos dois motores J85 fabricados pela General Electric.
O Chefe da Divisão Técnica do PAMA SP, Tenente-Coronel Aviador José Rodrigo Zanin, destacou o grande desafio para o Parque de Material Aeronáutico durante todo esse processo em fornecer o suporte adequado e oportuno de pessoal técnico e material à linha de modernização na Embraer. “A parceria foi muito importante para estreitar o relacionamento entre Embraer e FAB, assim como no fortalecimento das relações entre a empresa e os militares do PAMA SP”, disse.
O Diretor do PAMA SP, Coronel Aviador Marcos Dias Marschall, ressaltou a atuação do Parque no processo de modernização. “A entrega do último F-5 modernizado representa mais um passo no ciclo de vida da aeronave. A padronização dos sistemas embarcados eleva a capacidade operacional da Força Aérea e reduz os custos de manutenção”, finalizou. No total foram modernizadas 49 aeronaves que hoje integram os diversos Esquadrões da FAB.
FONTE e FOTOS: FAB