P-8A Poseidon dispara Harpoon com sucesso

Harpoon acertando um Alvo Modular de Baixo Custo

Comando de Sistemas Aeronavais, PATUXENT River, Maryland – Depois de cerca de seis minutos de vôo, uma das aeronaves P-8A de teste da NAVAIR lançou com sucesso um míssil Harpoon durante um teste de tiro real no dia 24 de junho em Point Mugu Sea Test Range da Marinha, na Califórnia e marcou um acerto direto em um alvo Modular de Baixo Custo.

Completando apenas um teste antes do tiro real, um P-8A Poseidon do Esquadrão de Teste e Avaliação (VX) 20 disparou com sucesso um míssil Harpoon AGM-84D block IC na estação 10 na primeira corrida real, que mais tarde foi confirmada pelo pessoal de destruição de material explosivo.

“O lançamento bem sucedido de um dos mais confiáveis ​​mísseis anti-navio além do horizonte em qualquer tempo da Marinha os EUA, o Harpoon Block IC, a partir do P-8A é um marco significativo na aviação naval”, disse o capitão Carl Chebi, Gerente de Projeto de Armas de ataque de precisão (PMA-201).

Por mais de 40 anos, o sistema de armas Harpoon serviu a Marinha bem, oferecendo uma alta velocidade de cruzeiro e uma trajetória a nível do mar que possui alta capacidade de sobrevivência e eficácia. Esta variante lançada do ar do Harpoon C1  está integrado no P-3C.

De acordo com o Gerente de Projeto capitão Scott Dillon do Escritório do Programa da Aeronave de Patrulha Marítima e Reconhecimento (PMA-290), o significado deste marco do programa é que o P-8A foi capaz de lançar o Harpoon em um alvo e atingi-lo com um golpe direto.

“À medida que o P-3 Orion for substituído na Marinha pelo P-8A Poseidon estará realizando missões de vigilância marítima, conforme a necessidade do andamento das operações e o sucesso deste testes nos leva um passo mais perto da Capacidade Operacional Inicial [COI] “, disse Dillon. “O teste foi muito bem sucedido e o Harpoon atingiu diretamente o alvo demonstrando a capacidade e a letalidade do sistema.”

O objetivo deste teste foi validar o hardware da arma e a integração de software. O teste de integração de armas que foi alcançado na semana passada em Point Mugu foi o resultado de todo o laboratório de desenvolvimento e integração, bem como testes de desenvolvimento ao longo do ano passado para obter um passo mais perto de entregarmos uma arma de guerra anti-superfície (ASuW) para o COI da frota, disse Paul Sheridan, o assistente de gerente de programa para engenharia de sistemas atribuído equipe de Intergração de Sistemas de Armas PMA-290 do P-9A.

Na conclusão destes testes de desenvolvimento, o P-8A estará pronto para testes operacionais do Harpoon para apoiar a frota IOC.

“Este evento de tiro real só foi possível graças aos esforços das equipes em todo NAVAIR incluindo PMA-290 e PMA-201 aqui, em China Lake e Corona, na Califórnia”, disse Chebi. “As equipes se reúnem continuamente tendo os desafios colocados diante deles a partir de preparações de teste ativos, testes de solo, ensaios de separação e a avaliação do teste real do ínicio ao fim. O PMA-201 vai continuar a apoiar o programa P-8A e fornecer soluções para atender às necessidades atuais, bem como a integração dos requisitos futuros que permitam o avanço da capacidade de patrulha marítima de longo alcance da Marinha “.

P-8A durante lançamento de sonobóias

Dillon e Sheridan concordaram com Chebi que o teste P-8A Harpoon foi um esforço colaborativo entre o PMA-290 e PMA-201.

O P-8A Poseidon irá substituir o P-3C Orion na função de guerra anti-submarino de longo alcance (ASW), inteligência, vigilância e aviões de reconhecimento, capaz vasculhar uma grande área marítima e operações litorais anti-superfície. Esta adição valiosa para as forças aeronavais irá proteger e fortaceler a presença à frente da Marinha.

FONTE: US NAVY

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile