Os velhos Saab 105 restantes da Áustria estão de “castigo”!




Por George Mader

Os 12 treinadores a jato Saab 105 restantes operados pela Força Aérea Austríaca (AAF) foram aterrados depois que rachaduras foram encontradas nos parafusos que ligavam suas seções de cauda à fuselagem central.

A notícia foi confirmada à Jane’s por oficiais da AAF na conferência de 10 a 12 de dezembro da Defense IQ Air Power na Europa Oriental, realizada no quartel de Salzburgo na Áustria.

Das dezenas de Saab 105 dos anos 70, ainda voando entre os 40 entregues originalmente, foram encontradas rachaduras em 10 deles.

O conselho para verificar as aeronaves Saab 105 veio da Força Aérea Sueca (SwAF), que usa o Sk 60 semelhante (que tem motores menos potentes, mas um cockpit mais moderno). Ocorre que os técnicos austríacos encontraram mais rachaduras nas seções que a SwAF não havia observado, e toda a frota AAF Saab 105 foi posteriormente aterrada.

Fontes da AAF disseram à Jane’s que, apesar da data de término do serviço da frota Saab 105 prevista para o final de 2020, o serviço tentará reparar as trincas e manter a aeronave em serviço. Isso ocorre porque é muito mais barato voar com o Saab 105 para algumas das funções de policiamento aéreo e alerta de reação rápida da AAF do que cumprir essas missões usando exclusivamente os 15 Eurofighters Tranche 1 da AAF ao longo de 2020, cujo custo por aeronave é de 10 vezes a do Saab 105.

FONTE: Jane’s

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile