“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”.
Assim como nesta frase, o escritor alemão Johann Goethe dedicou parte de sua obra a nos ensinar o poder dos sonhos, desejos e aspirações nas realizações humanas, por mais difíceis que possam parecer. Uma análise mais aprofundada de suas percepções mostra-nos que, a reboque dos sonhos e da conspiração da natureza, tais realizações dependem da nossa coragem, ousadia e crença naquilo que é sonhado.
E o que seria este momento, para cada um de nós que celebramos a incorporação desta bela aeronave à NOSSA Força Aérea Brasileira, que não a consecução de um sonho coletivo, vivido por todos nós, que compreendemos a importância de uma plataforma estratégica de transporte de carga e pessoal, de evacuação aeromédica e de reabastecimento em voo, inexistente em nossa frota pelos últimos dez anos?
Sim, um sonho que não foi apenas dos Corsários do 2°/2° Grupo de Transporte, unidade aérea que viu suas aeronaves KC-137 serem abruptamente desativadas, e o leasing do FAB 2900 ser descontinuado. Sim, um sonho que eu e tantos outros, dentro e fora da FAB, jamais deixamos de sonhar. Um sonho sobre cuja realização eu jamais tive dúvida. Eu jamais tive dúvida de que a gente ia conseguir!
A partir da constatação da lacuna operacional da nossa capacidade, um trabalho complexo e preciso foi desenvolvido pelo Estado-Maior da Aeronáutica, por todos os Órgãos de Direção-Setorial da FAB e diversas organizações militares, a fim de adequar o processo de aquisição ao previsto nas normas internas e externas ao Comando da Aeronáutica, tendo-se chegado à conclusão sobre a aquisição de duas aeronaves Airbus 330-200 e posterior conversão para a configuração MRTT.
Com alcance superior a quatorze mil quilômetros e uma capacidade de transporte de carga e passageiros muito superior aos demais meios existentes na FAB, o futuro KC-30 irá compartilhar, com nossos demais meios da Aviação de Transporte, a realização de importantes missões em prol da defesa do nosso país e do apoio ao desenvolvimento nacional.
Nesse sentido, essa cerimônia de recebimento da aeronave Airbus A330, a partir de hoje FAB 2901, e sua incorporação ao Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, simboliza o início de uma nova era para a FAB, que terá continuidade, em breve, com o recebimento da segunda aeronave adquirida, com a finalização do processo de treinamento de nossos tripulantes e com a assinatura do contrato de conversão para MRTT, ainda em 2022.
Para a realização deste sonho, contamos novamente com o apoio decisivo do Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Força Armadas – Jair Messias Bolsonaro – que, entendendo se tratar de uma capacidade necessária ao Estado Brasileiro, e não apenas à Força Aérea, determinou a orçamentação dos recursos necessários à aquisição das aeronaves, ainda para 2022. Sem sombras de dúvida, nossa gratidão estende-se a diversas autoridades governamentais e funcionários públicos: ao Ministro de Estado da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; ao Ministro-Chefe da Casa Civil e seu assessor especial, Ciro Nogueira e Bruno Grossi; ao Ministro da Economia, Paulo Guedes; ao Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Célio Faria Júnior; ao Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha; ao Deputado Federal Hugo Leal, Relator Geral do Orçamento 2022, e ao então Ministro da Defesa, na época em que começaram as análises desse projeto, General Braga Netto, por todo o respaldo e pelos esforços realizados. Desde as fases iniciais, ficou evidente a compreensão dos senhores acerca da importância desse projeto. Tenham a mais absoluta certeza de que o investimento realizado em muito contribuirá para o atendimento das demandas da nossa nação.
Outro agradecimento mais do que especial, faço à empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Muito mais do que a empresa vencedora do processo licitatório para a venda das duas aeronaves, vocês foram apoiadores de verdade, apresentando-se como parceiros para o suporte logístico continuado e treinamento de nossos pilotos, mecânicos e comissários, como aliás já vêm fazendo em nossos projetos das aeronaves presidenciais. Ao agradecer ao Presidente John Rodgerson e a seu Diretor de Relações Institucionais, Fábio Campos, faço-o como reconhecimento a todos os colaboradores dessa empresa que têm nos ajudado nesta empreitada.
Da mesma forma, agradeço à empresa Airbus, fabricante das aeronaves e responsável pela futura conversão em MRTT, assessores decisivos na escolha das aeronaves adquiridas.
Ainda, faço menção a todos os homens e mulheres da Força Aérea Brasileira que, graças ao seu trabalho e dedicação, ajudaram nesse grande passo da nossa Instituição. Sendo assim, deixo meu muito obrigado a todos os que participaram, em todas as fases, deste importante Projeto KC-X3.
Ao Esquadrão Corsário e à Base Aérea do Galeão, transmito minhas felicitações por este momento, um divisor de águas na história da Unidade Aérea e desta importante Base Aérea. Juntamente com a aeronave que chega, tenham em mente que também estão recebendo uma alta carga de responsabilidade, pois, a cada decolagem e missão cumprida, o Brasil estará transportado nas asas do 2º/2º Grupo de Transporte.
Meus Comandados
Finalizo esta ordem do dia novamente com ensinamentos do escritor, poeta e romancista Johann Goethe sobre sonhos e realizações: “Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda a sorte de incidentes, encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. Qualquer coisa que possa fazer, ou sonhe que possa fazer, comece a fazê-la agora. A ousadia tem em si genialidade, força e magia.”
FAB 2901, seja bem-vindo à NOSSA Força Aérea Brasileira, ao Esquadrão Corsário e à Base Aérea do Galeão, sua nova casa!
“Somos Cargo, somos Tanker, sucesso no REVO! Corsário, Corsário, Corsário!
Muito obrigado a todos!
Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida BAPTISTA JUNIOR
Comandante da Aeronáutica