LONDRES – Dois operadores de helicópteros que transportam os trabalhadores para plataformas de petróleo no Mar do Norte, suspenderam temporariamente os voos que utilizam aeronaves Super Puma/EC225, após mais um pouso forçado no mar, ocorrido nesta segunda-feira.
A CHC Helicopter e a Bond Aviation tomaram a decisão depois que um Eurocopter EC225 fez um pouso de emergência no mar, a sudoeste de Shetland, um arquipélago que marca a divisão do Oceano Atlântico com o Mar do Norte.
Todos os 17 passageiros e dois tripulantes, que estavam no voo para a Total SA (TOT) plataforma West Phoenix, foram resgatados em segurança.
Mas o incidente suscitou temores recentes sobre o Super Puma, poucos dias depois dos resultados de uma investigação sobre um outro acidente ocorrido em maio, onde a European Aeronautic Defence and Space Co. NV (EAD.FR) recomendou ao fabricante, a Eurocopter, para rever a concepção do sistema da caixa de lubrificação principal.
Em abril de 2009, 16 pessoas morreram quando um Super Puma pertencente a Bond Aviation caiu no Mar do Norte.
Nick Mair, VP regional da CHC para o Mar do Norte, disse: “A coisa certa a fazer é suspender todos os voos regulares usando aeronaves Super Puma/EC225, até o recebimento de informações técnicas”, acrescentando que a Air Accident Investigation Branch está conduzindo uma completa investigação sobre as causas do incidente.
Em um comunicado, a Bond disse que “tomou a decisão de adiar o retorno às operações dos helicópetros AS332L2 e EC225 até informações mais detalhadas estarem disponíveis.”
FONTE: DJ&Co.
NOTA do EDITOR: Existem hoje no Brasil, 13 aeronaves EC225 adquiridas por operadores contratados pela Petrobrás, para o transporte de trabalhadores entre o continente e as plataformas de petróleo em alto mar. Recentemente, a Líder assinou uma carta de intenções para adquirir até 14 aeronaves deste mesmo modelo.
LEIA MAIS: