Operação Taquari 2: O imprescindível trabalho de busca e salvamento aéreo

A Aviação do Exército, ciente dos riscos que suas atividades envolvem, decidiu, no ano de 1990, enviar um oficial e quatro sargentos para a FAB (Força Aérea Brasileira) a fim de se especializarem nas atividades de Busca e Salvamento. Atualmente, o SAR (Search And Rescue) está presente em toda a Aviação do Exército, seja com o seu Pelotão ou com pequenos grupos em todas as Unidades Aéreas, sempre trabalhando e, se preciso for, lutando “Para que outros possam viver!”

O Curso SAR (Search And Rescue) da Aviação do Exército é realizado no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté – SP, e tem duração de, aproximadamente, 27 semanas.

Esse curso tem como objetivo capacitar os Oficias e Sargentos das diversas armas e quadros à realizarem apoio às aeronaves de asas rotativas, suas tripulações e tropas aerotransportadas.

Algumas de suas atribuições específicas são: executar tarefas de tripulante operacional em voo, realizar Busca e Salvamento de tripulantes, passageiros, aeronaves e participar no apoio à outras forças armadas ou auxiliares brasileiras em calamidades públicas, bem como estar apto à atuar nos diversos tipos de terrenos do Brasil e até mesmo em nações amigas ou inimigas.

A Operação Taquari 2 teve início no dia 30 de abril e no dia 2 de maio, o Comandante do Exército visitou a região e participou do briefing da Operação. Entra as ações mais importantes estão apoio médico, resgates e desobstrução de vias.

FONTE: EB

Sair da versão mobile