O 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) e o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), realizaram no dia 15 de maio, em São José da Barra (MG), na Base Aérea Expedicionária da Marinha do Brasil (BAE), um voo de formatura noturno com a utilização de Óculos de Visão Noturna (OVN), em conjunto com o Batalhão de Combate Aéreo (BtlCmbAe), em proveito da Operação Furnas 2023.
O voo foi composto por um SH-16 Seahawk (EsqdHS-1) e dois UH-15A Super Cougar (EsqdHU-2), sendo o Controle Aéreo Tático e a coordenação geral da missão realizados pelo BtlCmbAe. O evento teve como propósito a demonstração da capacidade operativa da Aviação Naval utilizando equipamento OVN.
O voo em formatura de aeronaves consiste em uma operação coordenada de duas ou mais aeronaves, sob o comando de um líder, voando em proximidade uma da outra em posições pré-definidas, a fim de obter vantagens táticas nos ambientes onde estão operando. Essa atividade proporciona proteção mútua de seus integrantes, possibilitando o mascaramento da seção reta radar, visando obter superioridade em manobras militares. O equipamento OVN possibilita que esse tipo de voo possa ocorrer no período noturno, uma vez que é possível manter a distância, de forma segura, mesmo em ambientes com baixa luminosidade.
A operação contribuiu não apenas para a viabilização da integração dos meios aeronavais com os meios de Fuzileiros Navais, mas também para a consolidação operacional OVN na Marinha do Brasil (MB).