O USMC deveria fazer a transição do C-130J para o KC-390?

Por Coronel Albert Carpenter, U.S. Marine Corps Reserve (Retired)

As Instalações e Logística 2030 do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) fornecem diretrizes para “as organizações que apoiam a projeção de poder, emprego e apoio às Forças de Prontidão do USMC”. Entre as sete funções de combate, a logística é a que determina o ritmo das operações e o alcance operacional de uma unidade. Nenhuma outra função de combate afeta mais profundamente a nossa capacidade de permanecer em espaços contestados.

A aeronave de transporte de asa fixa preferida do Corpo de Fuzileiros Navais é o Lockheed KC-130J Hercules, a versão mais recente de uma aeronave que voou pela primeira vez em 1954. Sua linha de produção é uma das mais antigas, para uma aeronave militar em qualquer lugar do mundo, e todas as versões juntas representam cerca de 21% dos aviões de transporte militar em operação em todo o mundo. A Lockheed extraiu quase tudo o que podia deste projeto turboélice de quatro motores.

Ao longo da última década, evoluíram tecnologias que agora oferecem projetos com custos de aquisição mais baixos, limites de velocidade e altitude mais elevados e custos de ciclo de vida projetados mais baixos.

O USMC tem quatro esquadrões de Hércules ativos, cujas missões incluem reabastecimento em voo, transporte de pessoal e carga, evacuações médicas, lançamento de paraquedistas e reabastecimento de emergência em zonas de pouso não preparadas.

Eles podem reabastecer helicópteros, aeronaves tiltrotor e de asa fixa em apoio a missões táticas, operações de treinamento ou transporte de tropa. Três esquadrões atingiram o seu nível de prontidão com 17 aeronaves cada, com mais um a atingi-lo no ano fiscal de 2026 e o ​​outro no de 27. Mas comparado com outras aeronaves de transporte e reabastecimento tático, o Super Hercules é lento, tem pernas curtas e pequena capacidade de transporte de carga para os desafios que o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA espera enfrentar no futuro.

À medida que o Corpo de Fuzileiros Navais evolui, os desafios de conduzir operações em ambientes logísticos contestados aumentam significativamente. A Tabela 1 mostra como o C-130J Hercules se compara a possíveis alternativas.

A melhor opção

Entre as aeronaves atualmente operacionais na categoria de transporte tático médio, o C-27J e o C-295 são muito pequenos, muito lentos, muito limitados em capacidade e/ou muito limitados em alcance.

Outras opções, como o Airbus A400 ou o Kawasaki C-2, não desempenham exatamente as mesmas funções. A Airbus considera o A400 um avião de transporte estratégico e a aeronave da Kawasaki é muito mais pesada, tornando-a menos adequada. Ambas as aeronaves também são consideravelmente mais caras que o KC-130J ou o KC-390.

Apenas uma aeronave oferece melhorias significativas ao USMC em todas as missões, o Embraer KC-390 Millennium, que entrou em serviço na Força Aérea Brasileira em 2019 e em Portugal em 2023. Ele também foi selecionado pela República Tcheca, Hungria, Áustria e Coreia do Sul. A Holanda fez um pedido e a Embraer tem o interesse de vários outros membros da OTAN, bem como de países da África e da região Indo-Pacífico.

A aeronave será integrada no European Airlift Transport Command, o centro de comando que exerce o controle operacional da maioria das frotas de reabastecimento em voo e transporte militar de sete estados membros da União Europeia.

Com o KC-390, a Embraer se afastou do projeto típico de turboélice, embora seja aproximadamente do tamanho de um Hércules, ele tem asa alta e curvada, configuração de cauda em T e dois motores turbofan IAE V2500-E5. Com este projeto, ele pode voar a cerca de 470 nós (540 mph) e um teto operacional de cerca de 36.000 pés. A Embraer afirma que a aeronave também terá o menor custo de ciclo de vida do mercado de transporte aéreo médio. Grande parte da tecnologia vem de sistemas e conhecimentos de engenharia do negócio de Aviação Comercial da empresa, que constrói os populares aviões E-Jet de curto e médio alcance, com mais de 1.600 construídos até o momento.

Seus sistemas fly-by-wire com circuito fechado e side sticks ativas e superfícies de controle como spoilers, o KC-390 é bastante ágil em baixas velocidades. Com motores montados no alto de suas asas, a aeronave não deverá ter problemas com pistas de pouso não preparadas ou com os problemas de danos causados às hélices compostas de seis pás como o Hércules.

Os dois motores turbofan de dois eixos da International Aero Engines (IAE), em comparação com quatro turboélices no Super Hercules, oferecem desempenho significativo e benefícios econômicos, incluindo requisitos reduzidos de combustível e manutenção. Os motores da série IAE 2500 com reversores em seu projeto são instalados nas famílias de aeronaves Embraer 190 e Airbus A320, bem como no McDonnell Douglas MD-90. O Sistema de Manutenção a Bordo integrado da aeronave mantém o controle da aeronave. E o sistema de controle fly-by-wire reduz significativamente a carga de trabalho da tripulação.

Para o ressuprimento aéreo, seus avançados aviônicos permitem que a tripulação calcule um ponto de liberação com excelente precisão, enquanto o moderno cargo-handling and aerial-delivery system (CHADS) oferece liberação remota e automática de carga em voo, tanto em altas como em baixas altitudes.

Tanto a configuração interna quanto a externa da aeronave podem ser alteradas de forma rápida e fácil para facilitar diversas missões. É notável que, ao procurar um sucessor para os seus antigos C-130, o Ministério da Defesa holandês descobriu que o KC-390 era uma escolha melhor do que o C-130J.

Em setembro de 2022, a L3Harris Technologies firmou parceria com a Embraer para converter o KC-390 em um “ágil avião-tanque” que pode voar mais perto das linhas de frente em conflitos e reabastecer todos os tipos de aeronaves militares dos EUA e aliadas.

Nos termos do acordo, a L3Harris planeja desenvolver um boom de reabastecimento, para complementar o seu sistema existente (buddy stores system) e equipamento especial de comunicação militar nos aviões. A aeronave também poderia substituir os C-130 do Air Force Special Operations Command, das unidades da Guarda Nacional e dos aliados.

Como é improvável que o Departamento de Defesa e o Congresso aprovem isenções ao Buy American Act para comprar a aeronave, a L3Harris ou outro fabricante provavelmente teria que montar a aeronave em uma instalação nos EUA.

A transição para o KC-390, com sua capacidade de reconfiguração rápida para outras missões, poderia ser um multiplicador de força para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Ele voa mais rápido, transporta mais carga por distâncias maiores e com menores custos de manutenção e combustível e ainda custa menos que o KC-130J. Com a sua capacidade de reabastecimento em voo, oferece capacidade de apoiar operações dispersas ao longo das vastas distâncias do Indo-Pacífico ou do Extremo Norte.

Como todo o desenvolvimento e testes já foram concluídos, e com a escala que um fabricante norte-americano traz, ele poderá entrar em produção e estar disponível para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA já no ano fiscal de 2027.

FONTE: USNI
FOTOS: Ilustrativas

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