O Comando Logístico do Exército Brasileiro aprovou a Diretriz de Iniciação do Projeto de Incorporação do Modal Aéreo na Logística Militar Terrestre, na Região Amazônica, cuja finalidade é adquirir, receber e operar a aeronave modelo C-23 SHERPA, por meio do programa Foreign Military Sales (FMS), do Governo dos Estados Unidos da América.
Atualmente, no que tange ao modal de transporte aéreo, os planejamentos anuais dos Comandos de Operações Terrestre (COTER), Logístico (COLOG), Militar da Amazônia (CMA) e Militar do Norte (CMN) contemplam a realização de apoio logístico às Organizações Militares (OM) do Exército – particularmente aos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) – e o transporte de civis e militares em toda a Região Amazônica (R Amz), prioritariamente com a utilização das aeronaves de asa fi xa da Força Aérea Brasileira (FAB), por contratação de Empresas Civis de transporte aéreo ou aeronaves de Asa Rotativa, da própria F Ter.
Anualmente, a 12ª Região Militar (12ª RM), sediada em Manaus (AM), gasta elevados recursos com a contratação de empresas aéreas regionais civis, para o transporte de cargas e de passageiros no CMA e no CMN. Porém, constitui-se em uma solução com grandes restrições, tais como: limitada capacidade logística das aeronaves; altos custos de contratação (restritos por limitações orçamentárias vigentes); pouca disponibilidade de rotas e horários de voo que
atendam às necessidades logísticas dos Comandos de Área; restrições ao transporte de munição e líquidos inflamáveis; além do aumento da vulnerabilidade da Força com relação ao transporte de Material de Emprego Militar em aeronaves civis.
Diversas missões logísticas e administrativas têm sido cumpridas por helicópteros da Aviação do Exército (AvEx), com custo consideravelmente alto. Cerca de 30% do total das horas de voo (HV) destinadas à AvEx são empregadas em missões de Apoio Logístico e Apoio ao Combate na R Amz.
A visualização da incorporação de aeronaves de Asa Fixa no EB, com vistas a ampliar a eficiência do modal aéreo na Logística Militar Terrestre na R Amz, decorreu da oportunidade a partir do estudo realizado pelo EB das aeronaves disponibilizadas pelos Estados Unidos da América (EUA), modelo C–23 SHERPA.
Considerando o potencial de solução do problema, a partir da disponibilidade estadunidense, o Comandante Logístico determinou a realização de um estudo técnico e operacional dessas aeronaves, em novembro de 2016, cujo resultado foi consubstanciado no Relatório Técnico Preliminar, de 10 de fevereiro de 2017.
Vantagens do emprego da Aeronave C–23 SHERPA
– Por suas características técnicas, cumpre missões com vantagens operativas e com custo consideravelmente inferior ao da atual frota de helicópteros da AvEx.
– O custo da HV é muito baixo, cerca de um quarto do valor médio da HV dos atuais helicópteros da AvEx .
– Economia de HV gastas com apoio logístico pelo 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx).
– Superioridade na relação custo–benefício, quando comparada com outras aeronaves.
– Considerável economia de recursos, com melhor atendimento das demandas operativas da F Ter na R Amz, além de menor dependência e restrições de carga impostas pelas empresas aéreas civis.
– Aumento da disponibilidade de HV da frota de helicópteros da AvEx para missões de preparo e de emprego.
– Ampliação da capacidade operacional do CMA, do CMN e do CMO, em suas diversas missões, principalmente no emprego eventual em apoio às Agências Federais, Estaduais e Municipais, no atendimento às regiões afetadas por calamidades naturais.
– Economia nas despesas anuais em transporte aéreo pela 12ª RM (contratação de empresas aéreas civis).
– Economia de 81 a 92% no valor do quilo transportado, em relação ao transportado pelos helicópteros HM-4 Jaguar (H225M) e HM-2 BlackHawk da AvEx.
Condições impostas pelo Projeto
– A manutenção das aeronaves e a modernização do Cockpit dos seis C-23 SHERPA serão realizadas nos EUA, antes de sua entrega definitiva.
– O recebimento de seis aeronaves para as operações de Ap Log e de duas aeronaves destinadas ao suprimento (itens reparáveis), inseridas no Contrato de Suporte Logístico (CLS).
– O treinamento dos pilotos, oficiais de manutenção e mecânicos será realizado no Exército Norte-Americano.
– O fornecimento de linha de suprimento por 15 anos nas instalações do 4º BAvEx, em Manaus, e de toda a documentação técnica e ferramental da aeronave.
– O fornecimento de cinco Tanques de Translado, entre outros equipamentos específicos e CLS, por dez anos, no Brasil.
– A chegada das duas primeiras aeronaves em 2021.
A Aeronave C-23 SHERPA
Para uma aeronave de apoio logístico a ser operada na R Amz, sua confi guração de “Asa Alta”, isto é, montada acima da fuselagem, permite o pouso mais facilitado em pistas não preparadas ou com preparação deficiente, característica dessa região do País.
Possui dois motores PT6A-65AR. Esse motor é fabricado pela empresa canadense Pratt & Whitney, considerado o motor turboélice mais fabricado em toda a história.
A família de turbinas PT6A-65AR é considerada de alta confiabilidade, com o Tempo entre Revisões (Time Between Overhauls – TBO) de 6.000 horas.
Um operador americano dessas aeronaves apresentou o custo de US$ 932,00, para um esforço aéreo de 400 HV / ano, cerca de ¼ do valor médio da HV dos Helicópteros da Aviação do Exército (AvEx).
Considerando as HV empregadas pela AvEx anualmente, em logística na R Amz, o seu emprego equivaleria a apenas 20% do que é gasto com os atuais helicópteros.
Os C-23 SHERPA foram fabricados em 1983 e 1984 e enviados, nos anos de 1997 e 1998, para a cidade de Bridgeport (WV), no West Virginia Air Center (WVAC), onde cada aeronave foi militarizada (Converted to C-23B+ Sherpa) para sua utilização pelo Exército Americano. Assim, sua capacidade foi ampliada para o lançamento de cargas aéreas (airdropping), lançamento de paraquedistas e operações de evacuação aeromédica para 18 macas.
O West Virginia Air Center era operado pela Bombardier Defense Services e forneceu, na oportunidade, um CLS para as aeronaves que foram operadas pela Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos (USARNG) e pela Força Aérea (USAF).
O modelo ainda está em uso no Serviço Florestal Americano, com 15 aeronaves. Sua capacidade STOL (pousos e decolagens curtos) fez com que a aeronave fosse usada em diversas missões de Forças Especiais.
Com capacidade para passageiros (ou tropas), tem o seu Peso Máximo de Decolagem de 12 mil kg e a carga útil máxima é de 3,5 mil kg. Equipado com dois turboélices Pratt & Whitney Canada PT6A-65AR, de 1.062 kw cada, tem velocidade máxima de 468 km/h e de cruzeiro de 422 km/h, com alcance de 1.907km.
Para as missões logísticas na Amazônia, o C-23 SHERPA é excepcional em sua capacidade de pouso e decolagem em pistas curtas, pois pode decolar com Peso Máximo de Decolagem (PMD) numa distância de apenas 564m, sem obstáculos e superando um obstáculo vertical de 15 m, em 802m, enquanto a distância de pouso (passando sobre um obstáculo vertical de 15m) é de 586 m.
Consequências Diretas do Projeto
O Projeto resultará em ações e providências decorrentes de sua implantação, relacionadas às áreas de Doutrina, Organização, Adestramento, Material, Educação, Pessoal e Infraestrutura (DOAMEPI).
Será implantada uma Subunidade de Asa Fixa no 4º BAvEx, em Manaus (AM), responsável pela operação das aeronaves.
O emprego dos C-23 SHERPA, orgânicos da Aviação do Exército, permitirá um melhor atendimento das necessidades operacionais do EB pelo aproveitamento das características técnicas do avião em relação aos helicópteros: maior velocidade, maior capacidade de transporte, maior autonomia, menor custo de manutenção, menor custo da HV, entre outras.
O Projeto ampliará a capacidade de transporte aéreo na área amazônica e está sendo planejado com base nas Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos do EB – NEGAPEB, e nos fundamentos do DOAMEPI.
As grandes distâncias entre as OM do CMA e do CMN justifi cam a utilização de meios aéreos de asa fixa pelo EB, em especial os C-23 SHERPA, que possuem alcance operacional de 1.907km, podendo apoiar, de Manaus, todos os PEF em uma única pernada de voo.
A aeronave C-23 SHERPA apresenta características de operabilidade capaz de se adequar à Amazônia e à logística humanitária.
O Exército passará a contar com uma nova capacidade logística, a partir de 2021, cujos beneficiários diretos serão os militares e suas famílias que vivem nos PEF.
FONTE: EB
FOTOS: Ilustrativas