Por Tim Martin
Um aumento muito necessário na demanda por helicópteros de carga pesada H225 Super Puma ajudou a Airbus Helicopters a apresentar fortes resultados anuais em 2024, com a linha de produtos da empresa registrando pedidos brutos, no geral, de 455 aeronaves de rotor ao longo do ano, um aumento de 10% em comparação a 2023.
A família Super Puma (compreendendo variantes civis e militares H215/M e H225/M) registrou um total de 58 pedidos, um aumento bem-vindo após um difícil 2023, onde a Airbus não conseguiu garantir um único pedido para a linha. Em nível militar, os pedidos de 2024 para o Super Puma incluíram a Holanda e a Romênia.

O CEO da Airbus Helicopters, Bruno Even, disse aos repórteres durante uma teleconferência anual de resultados na segunda-feira: “É realmente um desempenho forte [do Super Puma], confirmando que este helicóptero está realmente bem posicionado e atendendo bem à demanda de nossos clientes”.
Ele acrescentou: “Estamos comprometidos com o produto e estou otimista de que seremos capazes de continuar essa tendência positiva no próximo ano”.
Even também disse que um contrato com o Iraque para uma dúzia de helicópteros H225M está agora “em vigor”.
“Vejo um bom momento na região [do Oriente Médio] para os próximos anos”, disse ele, referindo-se a novos negócios potenciais não apenas para o programa H225M, mas também para os helicópteros leves bimotores H145M e multifuncionais NH90.
Com desempenho de destaque em termos de negócios em 2023, atraindo 186 pedidos, o H145M viu a demanda cair marginalmente para 114 aeronaves no ano passado.
No outro extremo do espectro, o problemático helicóptero multifuncional NH90 não recebeu nenhuma encomenda em 2024, com o tipo utilitário médio H160 ganhando apenas quatro.
Even disse que não estava “nem um pouco desapontado” com o baixo total de pedidos do H160 porque a empresa está “comprometida com o mercado a longo prazo” e enfatizou que o desempenho da aeronave até agora excedeu as expectativas do cliente. A versão militar do H160 tem um longo futuro pela frente, pois está em desenvolvimento para dar suporte ao programa Light Joint Helicopter da França, composto por 169 aeronaves.
Sobre a falta de pedidos para o NH90, ele disse de forma semelhante que a avaliação do helicóptero multifuncional é baseada em uma visão de mercado de “longo prazo” e que as prioridades do programa incluem melhorar as taxas de disponibilidade da frota, reduzir problemas de carga de trabalho de manutenção e se preparar para um aumento da produção.
O NH90 tem sido afetado por atrasos na entrega, baixas taxas de disponibilidade e cancelamentos de contratos, com um tribunal de Oslo, por exemplo, pronto para iniciar procedimentos, este ano, relacionados à decisão da Noruega de rescindir um contrato para 14 aeronaves.
Em uma nota mais positiva para a fabricante de helicópteros NHIndustries, em junho de 2024, a empresa anunciou o lançamento da atualização NH90 Block 1/Software Release 3, apoiada pela Bélgica, Alemanha, Holanda e Itália, que abrange a integração do novo datalink Link 22, o gimbal eletro-óptico LEOSS-T da Leonardo, equipamento de sonar e “integração adicional de armas”, de acordo com o fabricante.
“Estou realmente otimista sobre o futuro deste helicóptero”, acrescentou Even. Sua perspectiva coincide com Axel Aloccio, CEO da NHIndustries, que desenhou planos semelhantes no ano passado e disse que “oportunidades comerciais” que somam vendas na região de “50 a 100” aeronaves estão em jogo.
Em termos gerais, Even compartilhou que o mercado de helicópteros militares permanece “estável”, acrescentando: “todos nós conhecemos o contexto geopolítico e a decisão de muitos países de aumentar os orçamentos de defesa”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense