O ressurgimento do H225 impulsiona o crescimento anual de pedidos da Airbus Helicopters

Airbus H225M Caracal

Por Tim Martin

Um aumento muito necessário na demanda por helicópteros de carga pesada H225 Super Puma ajudou a Airbus Helicopters a apresentar fortes resultados anuais em 2024, com a linha de produtos da empresa registrando pedidos brutos, no geral, de 455 aeronaves de rotor ao longo do ano, um aumento de 10% em comparação a 2023.

A família Super Puma (compreendendo variantes civis e militares H215/M e H225/M) registrou um total de 58 pedidos, um aumento bem-vindo após um difícil 2023, onde a Airbus não conseguiu garantir um único pedido para a linha. Em nível militar, os pedidos de 2024 para o Super Puma incluíram a Holanda e a Romênia.

Airbus H125M

O CEO da Airbus Helicopters, Bruno Even, disse aos repórteres durante uma teleconferência anual de resultados na segunda-feira: “É realmente um desempenho forte [do Super Puma], confirmando que este helicóptero está realmente bem posicionado e atendendo bem à demanda de nossos clientes”.

Ele acrescentou: “Estamos comprometidos com o produto e estou otimista de que seremos capazes de continuar essa tendência positiva no próximo ano”.

Even também disse que um contrato com o Iraque para uma dúzia de helicópteros H225M está agora “em vigor”.

Aeronaves H225M das 3 Forças no convoo Alfa do NDM Bahia

“Vejo um bom momento na região [do Oriente Médio] para os próximos anos”, disse ele, referindo-se a novos negócios potenciais não apenas para o programa H225M, mas também para os helicópteros leves bimotores H145M e multifuncionais NH90.

Com desempenho de destaque em termos de negócios em 2023, atraindo 186 pedidos, o H145M viu a demanda cair marginalmente para 114 aeronaves no ano passado.

No outro extremo do espectro, o problemático helicóptero multifuncional NH90 não recebeu nenhuma encomenda em 2024, com o tipo utilitário médio H160 ganhando apenas quatro.

Even disse que não estava “nem um pouco desapontado” com o baixo total de pedidos do H160 porque a empresa está “comprometida com o mercado a longo prazo” e enfatizou que o desempenho da aeronave até agora excedeu as expectativas do cliente. A versão militar do H160 tem um longo futuro pela frente, pois está em desenvolvimento para dar suporte ao programa Light Joint Helicopter da França, composto por 169 aeronaves.

Airbus H160

Sobre a falta de pedidos para o NH90, ele disse de forma semelhante que a avaliação do helicóptero multifuncional é baseada em uma visão de mercado de “longo prazo” e que as prioridades do programa incluem melhorar as taxas de disponibilidade da frota, reduzir problemas de carga de trabalho de manutenção e se preparar para um aumento da produção.

O NH90 tem sido afetado por atrasos na entrega, baixas taxas de disponibilidade e cancelamentos de contratos, com um tribunal de Oslo, por exemplo, pronto para iniciar procedimentos, este ano, relacionados à decisão da Noruega de rescindir um contrato para 14 aeronaves.

Em uma nota mais positiva para a fabricante de helicópteros NHIndustries, em junho de 2024, a empresa anunciou o lançamento da atualização NH90 Block 1/Software Release 3, apoiada pela Bélgica, Alemanha, Holanda e Itália, que abrange a integração do novo datalink Link 22, o gimbal eletro-óptico LEOSS-T da Leonardo, equipamento de sonar e “integração adicional de armas”, de acordo com o fabricante.

NHIndustries NH90

“Estou realmente otimista sobre o futuro deste helicóptero”, acrescentou Even. Sua perspectiva coincide com Axel Aloccio, CEO da NHIndustries, que desenhou planos semelhantes no ano passado e disse que “oportunidades comerciais” que somam vendas na região de “50 a 100” aeronaves estão em jogo.

Em termos gerais, Even compartilhou que o mercado de helicópteros militares permanece “estável”, acrescentando: “todos nós conhecemos o contexto geopolítico e a decisão de muitos países de aumentar os orçamentos de defesa”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

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