A nova versão do Grumman E-2D Advanced Hawkeye, tornou-se oficialmente operacional, e assim foi incorporado ao 125º Esquadrão de alarme aéreo antecipado (125 Airborne Early Warning Squadron – VCM-125), durante uma cerimônia na Base Naval de Norfolk em Chambers Field.
Este é um grande salto de qualidade do VCM 125, em suas capacidades de alarme aéreo, disse o capitão Todd Watkins , comandante do esquadrão, “O E-2D sempre foi, e sempre será os olhos da frota, se ele está lá fora, nois vamos ver.”
O VCM-125 “Tigertails” é o primeiro esquadrão da Marinha que se torna plenamente operacional com o novo Hawkeye Advanced, esta variante é a plataforma que possui as mais novas tecnologias embarcadas em uma aeronave para gerir o controle e o comando de alerta aéreo antecipado.
O E-2D Advanced é esperado para ser uma peça fundamental para a Marinha, e que vai realizar missões de comando e controle de gestão no campo de batalhão.
O E-2D Advanced poderá gerenciar as missões e manter os grupos de batalha fora da rota de prováveis combates desnecessários.
Ficamos muito animados por sermos o primeiro esquadrão a receber a nova versão do Hawkeye, disse o tenente James Beaty , um oficial de vôo naval que tem trabalhado extensivamente com o E-2D Advanced Hawkeye.
Tem sido um desafio, mas tem suas recompensas, aprender tudo o que esta aeronave é capaz de fazer, faz a gente se sentir mais seguro e com isso podemos garantir a melhor proteção a frota.
Esta tecnologia avançada do E-2D Advanced Hawkeye torna a aeronave uma plataforma multi-missão por meio de suas capacidade de coordenar missões concomitantes que possam surgir durante um único vôo, estas missões podem incluir o gerenciamento aéreo, o apoio as força terrestre, as operações de resgate e gestão de uma rede de comunicação confiável capaz de suportar operações de interdição das comunicações inimigas.
Eu coloquei o desafio de desenvolver esta nova plataforma para a defesa da frota, hoje os” Tigertails “estão prontos para as tarefas e posso garantir que eles vão ter um grande sucesso, disse o capitão William Ewald.
FONTE : navyrecognition.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval