Por CRAIG HOYLE
O primeiro caça F-15QA do Qatar realizou sei primeiro vôo de 90 minutos, com a Boeing descrevendo o modelo como “a versão mais avançada” do tipo bimotor já fabricado.
Doha receberá 36 caças F-15QA a partir do próximo ano, sob um contrato de US $ 6,2 bilhões concedido em 2017. A Boeing fornecerá treinamento para o pessoal de tripulação e manutenção, em um acordo separado assinado no ano passado.
Realizado no aeroporto internacional Lambert, em St Louis, Missouri, o primeiro voo teve até curvas com 9g, enquanto “as verificações de sistemas como aviônicos e radares também foram bem-sucedidas”, disse a Boeing.
“Este primeiro voo bem-sucedido é um marco importante que aproxima nossos esquadrões de pilotar esta incrível aeronave nos céus do Qatar”, diz o coronel Ahmed Al Mansoori, comandante da ala F-15 do país do Golfo. Apontando para a alegada “melhor faixa e carga útil do modelo do Qatar”, Prat Kumar, gerente do programa da Boeing F-15, diz: “O avançado F-15QA não apenas oferece recursos de mudança de jogo, mas também é construído usando processos avançados que tornam o jato mais eficiente de fabricar.”
A empresa espera produzir até 144 exemplares de um desenvolvimento adicional do F-15EX, para substituir alguns dos caças do modelo C / D da Força Aérea dos EUA.
FONTE: Flight International
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN