A Embraer Defesa e Segurança (EDS) está prestes de completar o primeiro protótipo do KC-390, cujo primeiro voo espera-se que seja realizado antes do final deste ano.
No hangar especialmente construído em Gavião Pexoto, a fuselagem do primeiro avião já foi parcialmente pintado nas cores da Força Aérea Brasileira (FAB), que é o seu principal cliente. O segundo protótipo também está na montagem final e está programado para voar logo após o primeiro.
A EDS prevê um futuro brilhante: “Nós não projetamos uma aeronave para substituir o Hércules”, disse Paulo Gastão Silva, VP do programa KC-390, “Nós projetamos uma aeronave para atender às necessidades da Força Aérea Brasileira”, completou ele. Mas o programa já conquistou seu nicho entre as versões com fuselagem curta e longa do C-130 Hercules.
O Brasil está comprometido com o KC-390 desde 2010, e a primeira entrega está programada para o segundo semestre de 2016. Hoje existe intenções de compra pela Argentina (6), Chile (6), Colômbia (12), República Checa (2) e Portugal (6). A Força Aérea Argentina (FAA), a empresa tcheca Aero Vodochody e a OGMA, de Portugal, são os principais parceiros industriais no programa.
No entanto, o KC-390, inevitavelmente traz comparações, e a Embraer é rápida em apontar os sistemas modernos que a aeronave incorpora e os seus benefícios de desempenho. A aeronave possui alcance de 1.380 milhas náuticas com sua carga máxima padrão, de 23 toneladas, podendo aumentar para 4.640 milhas náuticas com o uso de dois tanques internos.