O caça Eurofighter é fundamental para o FCAS

Eurofighter-Typhoon Tranche 4

“O pedido do Eurofighter da Alemanha garante a produção até 2030 e chega em um momento estrategicamente importante para o programa”

O interesse da Espanha pelo novo pedido da Alemanha para o programa Eurofighter Quadriba e as características do novo caça são relevantes porque o fabricante anunciou que seria um bom momento para nosso país assinar o famoso pedido de substituição dos F-18 da base canária de Gando.

As explicações do fabricante fizeram referência ao fato de que um preço mais barato poderia ser alcançado, além de agilizar os prazos de entrega, com o arranque de toda a cadeia produtiva para o volume total de quase 60 aeronaves novas.

O Eurofighter continua sendo um dos mais importantes programas aeronáuticos de defesa desenvolvidos até hoje. Mais de 100.000 pessoas vieram trabalhar na cadeia de abastecimento em toda a Europa. Existem mais de 400 provedores de primeira linha das várias linhas de produção, e um aumento de pedidos de caças europeus para 660 aeronaves, já está em operação em oito países. Conversamos, por e-mail, com Raffael Klaschka, Chefe de Marketing Estratégico da Eurofighter.

Fly News – Como o novo Eurofighter para o programa Quadriga da Força Aérea Alemã será comparado à última versão incorporada por ela?

Raffael Klaschka – Os Eurofighters Tranche 4 substituirão os aviões do primeiro lote de construção (Tranch 1). A encomenda alemã consiste em 30 monopostos e oito de dois lugares. A principal novidade do Eurofighter Tranch 4 é o radar Captor-E AESA, que é o radar de varredura eletrônico mais avançado do mundo para aeronaves de combate. O projeto da fuselagem dianteira permite que o Eurofighter ofereça o maior volume de varredura eletrônica para maior detecção e alcance de rastreamento, capacidade avançada ar-superfície e medidas de proteção eletrônica aprimoradas.

Captor-E AESA

A grande área de superfície da antena também permite um campo de visão mais amplo do que qualquer outra plataforma atual, aumentando o desempenho da aeronave e garantindo seu papel como um ativo valioso no ambiente do Future Combat Aircraft System (FCAS).

Fly News – Quais as datas de entrada em produção e programação de entrega que estão previstas?

Raffael Klaschka – O pedido da Alemanha garante a produção do Eurofighter até 2030 e chega em um momento estrategicamente importante para o programa. A aeronave será entregue a partir de 2025. A variante oferecida na Suíça contém plataformas FCAS. Ambas as plataformas Typhoon e FCAS compartilhariam várias tecnologias quando se trata de coleta, compartilhamento e gerenciamento de dados. Por último, por exemplo, todos os requisitos de tecnologia futuros serão avaliados e selecionados pelas nações clientes.

Fly News – Os problemas levantados pela França podem mudar a ideia original do Eurofighter como uma plataforma de desenvolvimento para futuros sistemas FCAS? Como você vê a situação?

Raffael Klaschka – O Eurofighter é fundamental para o desenvolvimento do FCAS no cenário europeu. A aeronave Eurofighter é relevante para futuros desenvolvimentos tecnológicos do ponto de vista operacional, tecnológico e, acima de tudo, do ponto de vista de um programa de colaboração industrial internacional de sucesso.

Fly News – Quais programas de exportação você está negociando atualmente?

Raffael Klaschka – As duas campanhas mais avançadas são as da Suíça e da Finlândia. A Airbus Defense & Space apresentou uma forte oferta com o Eurofighter Typhoon ao Departamento de Compras da Suíça. A oferta será analisada em conjunto com todas as outras e as recomendações serão transmitidas ao Ministro da Defesa da Suíça, que tomará a decisão de compra.

A “seleção de tipo” final provavelmente será anunciada ainda este ano. A partir daí, as autoridades suíças poderão iniciar negociações detalhadas do contrato com o fornecedor selecionado. Um processo semelhante está ocorrendo na Finlândia, onde a BAE Systems está assumindo a liderança com o cliente em potencial.

Os melhores lances finais para este concurso foram apresentados em Abril. Em ambos os casos, acreditamos ter enviado ofertas muito competitivas e abrangentes, incluindo tecnologia atraente e oportunidades de parceria da indústria local.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: FlyNews

Sair da versão mobile