O Governo australiano aprovou a compra de oito aeronaves de vigilância marítima Boeing P-8A Poseidon . Essas aeronaves irão aumentar drasticamente a capacidade de monitoramento da Austrália de suas patrulhas marítimas em mais de 2,5 milhões de quilômetros quadrados de sua jurisdição marítima – uma área que equivale a cerca de 4% dos oceanos do mundo.
A primeira aeronave deverá ser entregue em 2017, com todas as oito aeronaves em totalmente operacionais até 2021. O Governo também aprovou uma opção para a compra de mais quatro aeronaves ainda sujeita aos resultados da revisão do Livro Branco do Ministério da Defesa.
Juntamente com os veículos aéreos não tripulados, essas aeronaves irão substituir na Royal Australian Air Force os AP-3C Orion que têm servido a Austrália por mais de quatro décadas.
O P-8A é uma aeronave potente e altamente versátil. Além do patrulhamento marítimo ela poderá ser configurada para outras missões, podendo realizar busca e salvamento, guerra anti-submarino e missões de ataque marítimo usando torpedos e mísseis Harpoon.
Essas aeronaves irão trabalhar em estreita colaboração com outros dispositivos existentes e de futuras aquisições, e com a frota de aviação australiana Customs and Border Protection Service (ACBPS), para garantir os recursos, incluindo os de energia eólica no mar ao largo norte da Austrália, e proteger suas fronteiras.
A aquisição das oito aeronaves P-8A irá custar cerca de US $ 4 bilhões, incluindo todo o suporte de apoio. Esse projeto vai oferecer oportunidades significativas para a indústria australiana e a criação de novos empregos.
Empresas australianas já ganharam cerca de 8,5 milhões dólares em contratos, com a participação da Austrália no programa P-8A e irá se beneficiar em até US $ 1 bilhão por meio do contrato da RAAF na Base Aéra de Edimburgo, na Austrália do Sul e em outros postos de trabalho para atender a manutenção e outras necessidades de apoio.
O Primeiro-Ministro Australiano junto com o Ministro da Defesa, inspecionaram uma aeronave P-8A da Marinha dos EUA em visita recente a Austrália para exercícios conjuntos com a Real Força Aérea Australiana (RAAF) e com Real Marinha Australiana (RAN).
O Governo está empenhado em construir uma forte, capaz e sustentável Força de Defesa Australiana.
FONTE : navyrecognition.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE TEXTO : Defesa Aérea & Naval