O Aeroporto de Natal se tornará uma das maiores Bases Aéreas da FAB antes do final do ano

Augusto Severo

O Aeroporto Internacional Augusto Severo, na cidade brasileira de Natal, também conhecido como o “Trampolim para a Vitória”, pois durante a Segunda Guerra Mundial foi à última escala dos aviões americanos em seu caminho para lutar na Europa via África, funcionará exclusivamente como Base Aérea da FAB, quando em  Abril for inaugurado o complexo aerocomercial privado da cidade vizinha de São Gonçalo do Amarante.

Recentemente remodelado, conta com 3 pistas asfaltadas, uma de 2.600 metros de comprimento, e adequadas com novas estruturas eletrônicas. A Respeito da Base Aérea, a mesma é a sede da I Força Aérea, a qual reúne a todos as unidades de treinamento para à posterior graduação dos oficiais na Academia da Força Aérea (AFA).

Elas são:

– Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), núcleo de formação de instrutores, e do qual dependem outras importantes unidades, como o Laboratório de Guerra Eletrônica (LABGE), por exemplo,  que possui cursos para os membros da FAB e de outras forças, incluindo algumas estrangeiras.

– 2 º Esquadrão do 5 º Grupo de Aviação (2 º / 5 º GAV). Esquadrão “Joker”, que estreou no Super Tucano na FAB e forma os pilotos de caça.

-1º Esquadrão 11 º Grupo de Aviação (1 º / 11 º GAV). Esquadrão Gavião”, equipado com Helibrás HB-50 “Esquilo” treinando os futuros pilotos de helicóptero.

– 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (1 º / 5 º GAV). Esquadrão “Rumba”, equipado com aeronaves Bandeirante, agora modernizadas, forma os pilotos de transporte.

Além disso, a Base Aérea de Natal (BANT) sedia o exercício aéreo multinacional “CRUZEX”, reunindo várias forças aéreas estrangeiras ou da aviação naval. Além disso, baseia-se neste aeroporto o Centro Integrado de  Operações Aéreas da Polícia do Rio Grande do Norte, sendo ainda  desconhecido se as empresas  de Aerotaxi e algumas regionais, dada a maior proximidade do aeroporto com a cidade, pretendem  a sua permanência no Augusto Severo e, se isto é possível.

FONTE : Defensa.com

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE TEXTO : Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile