Normalmente, o primeiro vôo é conduzido sob as leis de controle de vôo normais, com a faixa de velocidade e altitude sendo expandidas na medida em que o comportamento da aeronave vai se confirmando estável e correspondente às previsões dos ensaios.
Se o vôo avança sem problemas os pilotos vão explorar mudanças nas configurações de superfície de controle e recolher o trem de pouso. O jato poderia até mesmo ser levado para a sua altitude máxima de 43 mil pés.
O chefe do programa A350, Didier Evrard, diz que a aeronave “falará conosco”, durante o teste de vôo e confirmará até aonde poderemos testá-la.
Mas ele diz que o fabricante está confiante sobre o desenvolvimento, dizendo que o “nível de incertezas não é alto”.
Seis membros da tripulação, incluindo os pilotos Peter Chandler e Guy Magrin, foram selecionados para voar a bordo do MSN1 que é alimentado por dois motores Rolls-Royce Trent XWB.
Apóis o seu primeiro vôo será iniciado um programa de certificação de um ano de duração, que acabará por incluir cinco aeronaves de teste, das quais duas já estão passando pela montagem final.
A Qatar Airways será a primeira empresa a receber o A350-900, no segundo semestre de 2014. Evrard diz que a configuração de cabine para o primeiro cliente já está “totalmente definida”.
“Nós temos um bom controle sobre a aeronave e as suas personalizações possíveis”, diz ele.
A Airbus está comercialização o A350-900 como uma aeronave de até 315 lugares e pretende que o bimotor venha a ter um peso máximo de decolagem de 268t.
Transmissão ao Vivo do primeiro Vôo do A350.
O vídeo abaixo está sendo publicado na medida em que está sendo transmitido ao vivo pela Airbus.
Divirtam-se!
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval