Por Guilherme Wiltgen
Com o atual sistema, as referências visuais com o convoo não são garantidas aos pilotos pela iluminação direta do piso por holofotes direcionais, e sim por luzes especiais de contorno com tecnologia LED, instaladas não apenas na plataforma, mas em outras partes da superestrutura e do casco, especialmente na popa.
Todo o sistema de iluminação é otimizado e adaptado para emprego do óculos de visão noturna (OVN).
Apesar de não haver ainda previsão para que o NPaOc Amazonas e os seus irmãos de Classe (Apa e Araguari) conduzam operações aéreas no período noturno, é fato que este padrão de iluminação tende a ser adotado pelas novas plataformas a serem incorporadas no futuro.
Trata-se de uma nova tecnologia que exigirá adaptação de todos os envolvidos nas operações aéreas embarcadas e nas doutrinas de segurança de aviação, o que requer um programa de treinamento específico e eficaz aos pilotos, e o futuro emprego do OVN, aumentando de forma significativa, a segurança nas operações aéreas embarcadas na Marinha do Brasil.