NPaOc ‘Amazonas’ introduz novo padrão de iluminação do convoo na Marinha

Detalhe do e indicador visual de rampa de aproximação e da barra de iluminação superior.
Detalhe do indicador visual de rampa de aproximação e da baliza horizontal de iluminação.

Por Guilherme Wiltgen

EspecialO NPaOc “Amazonas”, incorporado à MB em 2012, introduziu um novo padrão de iluminação do convoo, bem como um novo tipo de indicador visual de rampa de aproximação.

Balizamento do convoo pelas luzes de contorno
Balizamento do convoo pelas luzes de contorno

Com o atual sistema, as referências visuais com o convoo não são garantidas aos pilotos pela iluminação direta do piso por holofotes direcionais, e sim por luzes especiais de contorno com tecnologia LED, instaladas não apenas na plataforma, mas em outras partes da superestrutura e do casco, especialmente na popa.

Todo o sistema de iluminação é otimizado e adaptado para emprego do óculos de visão noturna (OVN).

Apesar de não haver ainda previsão para que o NPaOc Amazonas e os seus irmãos de Classe (Apa e Araguari) conduzam operações aéreas no período noturno, é fato que este padrão de iluminação tende a ser adotado pelas novas plataformas a serem incorporadas no futuro.

Trata-se de uma nova tecnologia que exigirá adaptação de todos os envolvidos nas operações aéreas embarcadas e nas doutrinas de segurança de aviação, o que requer um programa de treinamento específico e eficaz aos pilotos, e o futuro emprego do OVN, aumentando de forma significativa, a segurança nas operações aéreas embarcadas na Marinha do Brasil.

Aeronave UH-12 Esquilo durante operações aéreas no NPaOc Amazonas
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