NPaOc ‘Amazonas’ introduz novo padrão de iluminação do convoo na Marinha

Detalhe do e indicador visual de rampa de aproximação e da barra de iluminação superior.
Detalhe do indicador visual de rampa de aproximação e da baliza horizontal de iluminação.

Por Guilherme Wiltgen

O NPaOc “Amazonas”, incorporado à MB em 2012, introduziu um novo padrão de iluminação do convoo, bem como um novo tipo de indicador visual de rampa de aproximação.

Balizamento do convoo pelas luzes de contorno

Com o atual sistema, as referências visuais com o convoo não são garantidas aos pilotos pela iluminação direta do piso por holofotes direcionais, e sim por luzes especiais de contorno com tecnologia LED, instaladas não apenas na plataforma, mas em outras partes da superestrutura e do casco, especialmente na popa.

Todo o sistema de iluminação é otimizado e adaptado para emprego do óculos de visão noturna (OVN).

Apesar de não haver ainda previsão para que o NPaOc Amazonas e os seus irmãos de Classe (Apa e Araguari) conduzam operações aéreas no período noturno, é fato que este padrão de iluminação tende a ser adotado pelas novas plataformas a serem incorporadas no futuro.

Trata-se de uma nova tecnologia que exigirá adaptação de todos os envolvidos nas operações aéreas embarcadas e nas doutrinas de segurança de aviação, o que requer um programa de treinamento específico e eficaz aos pilotos, e o futuro emprego do OVN, aumentando de forma significativa, a segurança nas operações aéreas embarcadas na Marinha do Brasil.

Aeronave UH-12 Esquilo durante operações aéreas no NPaOc Amazonas
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