Novo sistema de emissão de fumaça para os A-29 do EDA

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Lider taxiando o A-29A-5712

Por Emídio Neto

Com o A-29 como a nova aeronave adotada pelo EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) da FAB (Força Aérea Brasileira), veio também um novo sistema para gerar a tradicional fumaça emitida pelas aeronaves em suas apresentações e que deram o nome comum da equipe acrobática como “Esquadrilha da Fumaça”.

Decolagem em Formação com fumaça acionada

A fumaça emitida pelos aviões é resultado da condensação do óleo que é lançado sob pressão no interior do escape quente da aeronave, gerando a fumaça branca e densa.

 Ao contrário dos antigos T-27 Tucano que possuía um único bico injetor, o A-29 Super Tucano possui um conjunto, também posicionado no interior do escape do lado direito da aeronave. Ao contrário do que muita gente pensa, a fumaça é emitida apenas de um lado da aeronave, o lado direito.

Bicos injetores no interior do escape

Para montar o sistema, a EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica) fabricante do A-29, adaptou o sistema retirando as metralhadoras .50 das asas e em seu lugar instalou o sistema de bombeamento do óleo, e ao lado, onde eram armazenados os cartuchos de munição das metralhadoras foi instalado um tanque para armazenar o óleo gerador da fumaça, isso em ambas as asas.

Após cada missão estes tanques são completados em um processo simples, onde a equipe leva um tambor com o óleo específico para emissão de fumaça em uso aeronáutico, e por meio de bombeamento elétrico abastece cada tanque em cada asa.

 

 

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