Resultados ratificados pela Federação Aeronáutica Internacional confirmam capacidade de desempenho do novo helicóptero
O EC175, helicóptero que abre novos padrões para o segmento de biturbinas médios no mercado, alcançou dois recordes de tempo de subida ampliando a validação do seu desempenho descrito no manual de voo submetido à Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) como parte do processo de certificação do modelo.
Esses resultados foram obtidos enquanto a Eurocopter se prepara para receber a certificação do helicóptero pela EASA, prevista para o início de 2014, última etapa antes das entregas para os três primeiros clientes, também no próximo ano. Em paralelo, a produção do EC175 continua em ritmo acelerado, com a entrada da 15ª unidade do helicóptero na linha de montagem da Eurocopter, em Marignane (França). No Brasil, o modelo deve receber a certificação no segundo semestre de 2014.
Os recordes, ratificados pela Federação Aeronáutica Internacional, foram de 6 minutos e 54 segundos para atingir a altitude de 6.000 metros, e de 3 minutos e 10 segundos para alcançar os 3.000 metros.
“O EC175 demonstrou que é o helicóptero mais rentável, mais fácil de pilotar e com o melhor desempenho da sua categoria”, disse Laurent Vautherin, chefe do programa do EC175. “Devemos esses resultados às equipes que desenvolveram a aeronave, em estreita colaboração com a comunidade de usuários em todo o mundo”.
Suas funcionalidades, que cobrem uma variedade completa de condições de uso, combinadas com sua velocidade e alcance fazem do EC175 o helicóptero biturbina médio de referência para diferentes missões, incluindo as de transporte aéreo para operadores de petróleo e gás, busca e salvamento, serviços de emergência médica, serviços públicos, transporte VIP e executivo.
Contribuem para a competitividade do EC175 sua velocidade de cruzeiro recomendada de 150 nós (280 km/hora) e sua velocidade máxima de cruzeiro de 165 nós (310 km/hora), todas alcançadas com níveis extremamente baixos de vibração.
O excelente desempenho da potência do EC175 inclui pairar fora do efeito solo (HOGE) com carga máxima de decolagem de 7,5 toneladas a 4.500 pés, sob condições ISA+20°C, assim como pairar com um motor inoperante (OEI), o que proporciona segurança em manobras com grua durante missões de busca e salvamento, e uma importante reserva de potência. O rendimento do EC175 em caso de falha de um motor garante a segurança em procedimentos de decolagem a partir de heli-deck (PC1) de plataformas petrolíferas com o peso máximo em condições de ISA+20°C.
Na configuração oil&gas, a autonomia do helicóptero permite transportar 16 passageiros em distâncias de até 140 milhas náuticas, chegando a 200 milhas transportando 12 passageiros.
Os altos níveis de flexibilidade e de segurança nas missões do EC175 são assegurados pelo novo sistema de aviônica Helionix, que atendendo às normas internacionais mais recentes de aviônicos, incorpora inovadores sistemas de alerta e automonitoração, ampliando ainda mais a indiscutível superioridade da proteção do envelope de voo, da assistência ao piloto automático e da consciência situacional já provadas nos helicópteros EC225 da Eurocopter.
FONTE: Convergência Comunicação Estratégica FOTO: Eurocopter/Anthony Pecchi