Por Jim Thompson
Eglin AFB – A última versão do venerável F-15, um caça a jato que voou pela primeira vez em 1972, teve um primeiro voo bem-sucedido na terça-feira e estará a caminho da Base Aérea de Eglin em questão de semanas para testes e avaliações adicionais.
O primeiro F-15EX construído pela empresa aeroespacial Boeing decolou do Aeroporto Internacional St. Louis Lambert e voltou lá 90 minutos depois para pousar. Durante o vôo, um piloto de teste da Boeing verificou os aviônicos do jato de múltiplas funções (instrumentação de dados de vôo), sua eletrônica avançada e outros sistemas, e o software que ajuda a controlar o jato e seus sistemas.
Enquanto o F-15EX estava no ar, uma equipe de teste em solo coletou dados da aeronave em tempo real. Essa equipe “confirmou que a aeronave funcionou conforme o planejado”, de acordo com um comunicado à imprensa da Boeing.
“O voo bem-sucedido de hoje prova a segurança do jato e a prontidão para se juntar à frota de caças de nosso país”, disse Prat Kumar, gerente do programa F-15 da Boeing, no comunicado à imprensa. O sucesso do primeiro voo mostrou que o F-15EX é “capaz de incorporar os mais recentes sistemas avançados (eletrônicos) de gerenciamento de batalha, sensores e armas”, acrescentou Kumar.
O backbone digital do caça, que conta com um cockpit digital totalmente novo, radar moderno e o computador de missão mais rápido do mundo, permite que ele sirva de “banco de ensaio” para a inserção de tecnologia desenvolvida no futuro, de acordo com o comunicado da Boeing. Muito desse trabalho de teste provavelmente será feito na Eglin AFB ou por unidades sediadas em Eglin.
Em julho do ano passado, a Força Aérea concedeu à Boeing um contrato de US $ 1,2 bilhão para o primeiro lote de oito aeronaves F-15EX, todas elas chegando à Base Aérea Eglin. A aeronave que voou com sucesso na terça-feira e um segundo F-15EX estão programados para chegar a Eglin em algum momento antes do final de março. As seis aeronaves restantes chegarão a Eglin em algum momento depois de outubro do próximo ano.
No geral, a Boeing pode acabar construindo até 144 jatos F-15EX, mas ainda não está claro onde qualquer aeronave além dos oito primeiros jatos ficará baseada. Essas decisões serão tomadas por meio do processo de embasamento estratégico da Força Aérea, uma análise aprofundada e matriz de decisão.
Eglin AFB vem se preparando há meses para a chegada do F-15EX. O 40º Esquadrão de Teste de Voo tomará posse do primeiro F-15EX, com o segundo F-15EX indo para o 85º Esquadrão de Teste e Avaliação.
O 40º Esquadrão de Testes de Voo faz parte da 96ª Ala de Teste, a unidade hospedeira em Eglin, enquanto o 85º Esquadrão de Teste e Avaliação faz parte da 53ª Ala baseada em Eglin. Ambos os esquadrões têm responsabilidades atuais de teste e avaliação envolvendo versões anteriores do F-15.
De acordo com o escritório de relações públicas de Eglin, as tripulações e outro pessoal de ambos os esquadrões trabalharão simultaneamente nos testes de desenvolvimento e operacionais do F-15EX.
O teste de desenvolvimento é feito para avaliar as capacidades e limitações de uma aeronave e melhorar seu desempenho. O teste operacional envolve a colocação de uma aeronave em um ambiente de “combate relevante” para determinar se ela tem o desempenho esperado.
A fase inicial de testes do F-15EX na Eglin AFB levará aproximadamente um ano e meio, de acordo com o escritório de relações públicas da base.
“Os testes iniciais se concentrarão em garantir que o software e os sistemas aviônicos se integrem bem aos recursos da aeronave, como o cockpit avançado e os controles”, de acordo com um comunicado à imprensa Eglin AFB emitido quando o contrato com a Boeing foi anunciado no ano passado.
Os aviadores selecionados do 96º Grupo de Manutenção em Eglin estão se familiarizando em sala de aula com o F-15EX e serão transferidos para o treinamento prático quando as duas primeiras aeronaves chegarem à base. Eventualmente, esses aviadores se tornarão treinadores para o grupo de manutenção, de acordo com o escritório de relações públicas de Eglin.
O pessoal da Boeing treinará as tripulações do F-15EX, e um simulador de vôo do F-15EX também estará disponível na Base Aérea Eglin.
“A transição para a tripulação e manutenção é muito mais simples, uma vez que certos elementos do F-15 permanecem os mesmos, com as maiores diferenças sendo motores, controles de vôo e displays”, afirmou o comunicado de imprensa de julho da Eglin. “A intenção é que todas as tripulações dos esquadrões sejam treinadas no F-15EX.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes