Nova aeronave de inteligência da Boeing faz seu primeiro vôo

A350ER do Exército dos EUA
A350ER do Exército dos EUA

O Sistema de Vigilância avançado de Média de Altitude e Reconhecimento da Boeing (EMARSS em inglês), um Beechcraft King Air 350ER altamente  modificado, realizou seu primeiro vôo.

O vôo, nas instalações da Beechcraft em Wichita, Kansas, durou 4h e foram verificados vários sistemas, não incluindo o seu conjunto de sensores sofisticados.

A Boeing está construindo quatro aeronaves, como parte dos testes de engenharia, fabricação e desenvolvimento  (EMD), que, posteriormente, serão entregues ao Exército dos EUA para cumprir em parte a sua encomenda de 12 aeronaves.

O EMARSS foi projetado para substituir o Beechcraft 200 derivado da aeronave de inteligência de sinais RC-12, que tem sido muito utilizado no Afeganistão e em outros lugares para monitorar as comunicações. O programa foi reduzido e agora vai servir apenas como substituição parcial dos RC-12. A aeronave está equipada com sistema de gravação de vídeo, Sistema de Vigilância Área de Largo Aspecto(WASS) e conexão direta com o Sistema Distribuído de Terreno Comun do Exército (DCGs).

O King Air 350ER é a plataforma escolhida tripulada dos EUA para coleta de informações, com a utilização de uma variedade de sensores e encarregado de vários papéis em programas como Javaman, BUDDLIGHT e muitos outros.

FONTE: FlightGlobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile