Por Joe Saballa
A Força Aérea Real Norueguesa aposentará sua frota de aeronaves de vigilância marítima P-3 Orion, em serviço por mais de cinco décadas, em 30 de junho.
De acordo com o ministério da defesa do país, uma cerimônia de voo final será realizada para marcar sua aposentadoria na Base Aérea de Andoya, no norte da Noruega.
A transição de pessoal está em andamento, com alguns membros da tripulação do P-3 Orion sendo realocados para a vizinha Base Aérea de Evenes.
À medida que os aviões de patrulha marítima se aposentam, a Força Aérea também planeja encerrar o status de Andoya como Base Aérea operacional após 65 anos.
O P-3 Orion da Lockheed Martin é uma aeronave de longo alcance equipada com quatro motores Allison T56-A-14 para permanecer no ar por longos períodos e apoiar missões de reconhecimento de alta altitude.
Argentina
A Noruega concordou em vender quatro de seus P-3 Orions aposentados ao governo da Argentina para apoiar as operações de patrulhamento do país sul-americano no Atlântico Sul. A nação escandinava está supostamente transferindo seus Orions de segunda mão por US$ 67 milhões.
Uma vez desativada em junho, a aeronave será enviada primeiro para os EUA antes de ser entregue a Buenos Aires.
O chefe de gabinete argentino, Agustín Rossi, disse que a aquisição permitiria a vigilância sustentada dos territórios do país pelos próximos 20 anos.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The Defense Post