A aeronave de Teste Northrop Grumman X-47B completou seu primeiro pouso utilizando gancho de parada em 4 de maio, esse é o mesmo método usado para pousar em porta-aviões, levando a aeronave a um passo de um pouso embarcado.
O pouso, realizado na pista de testes em NAS Patuxent River, Maryland, foi bem sucedido. O chamado de “catrapo”, no jargão naval, é uma das tarefas mais desafiadoras para os aviadores navais que a realizam regularmente. Em contraste, no caso do X-47B, o catrapo foi realizado totalmente por orientação de computadores, com supervisão humana de um LSO (Landing Signal Officer) ao lado da pista.
“Isso nos leva a mais um passo crítico para provar que os sistemas não tripulados podem ser perfeitamente integrados as operações embarcadas da Marinha”, diz o capitão Jaime Engdahl, Gerente de Programa da US Navy. “Todo o sistema está tendo um desempenho muito bom e em todos os teste de terra, incluindo a performance da aeronave, qualidades de voo, desempenho de navegação, lançamentos por catapulta e pousos de precisão projetados para realçar a operação do sistema”.
Testes adicionais, incluindo catrapos adicionais em terra, são necessários antes da aeronave pousar em um porta-aviões. Testes, a bordo do USS George H. W. Bush (CVN-77) estão programados até o fim de Maio.
A Northrop foi agraciada com o contrato para executar o pouso em porta-aviões e uma demonstração de reabastecimento autônomo separado em 2008, embora esta demonstração tenha sido cancelada. O objetivo é validar que um grande veículo aéreo não tripulado pode decolar, pousar e operar em uma um porta-aviões sem interrupção das operações normais de aviões tripulados.
A USN planeja uma frota de aeronaves furtivas pilotadas remotamente de ataque e vigilância, operadas a partir de porta-aviões, seguindo o exemplo do X-47B. A solicitação de propostas deverá ser emitida no próximo mês para a concepção da aeronave UCLASS.
FONTE: Flight Global
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval