O Veículo Aéreo Não Tripulado (UAS em Inglês) MQ-4C Triton da Northrop Grumman fez seu primeiro vôo.
Durante o Vôo 1h 20m a partir da fábrica da Northrop em Palmdale, Califórnia a aeronave chegou a 20.000 pés (7.000 m) de altitude.
“Nosso objetivo é amadurecer o UAS Triton antes de apoiar a Marinha em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento”, disse o Capitão Jim Hoke, gerente de programa Triton. “Os dados que coletaremos nos próximos anos é essencial para certificar o sistema para uso operacional.”
O MQ-4C é uma versão bastante modificada do RQ-4 Global Hawk, substituindo o equipamento de vigilância original com um radar de varredura eletrônica marítimo, dentre outras coisas.
A Marinha dos EUA encomendou 68 desses aviões de vigilância marítima de longa duração, com uma capacidade operacional inicial estimada para 2016.
O MQ-4 foi encomendado pela USN como um substituto parcial para o envelhecido Lockheed P-3C, que voou pela primeira vez em 1959. O MQ-4s são feitos para trabalhar em conjunto com a aeronave P-8 Poseidon derivada do Boeing 737, várias dos quais foram entregues para os EUA e a Marinha Indiana.
A Austrália anunciou recentemente a sua intenção de solicitar informações detalhadas a Nothrop antes de uma venda, mas nenhuma aeronave foi formalmente encomendada. Vários outros países, incluindo Canadá, estão também considerando a aeronave.
Enquanto Triton está ganhando momento, o seu progenitor o Global Hawk está enfrentando dificuldades. A Força Aérea dos EUA tem planos de aposentar várias aeronaves novas do Bloco 30, que foram construídos para substituir o Lockheed U-2, devido ao alto custo e baixo desempenho. Além disso a Alemanha recentemente cancelou uma encomenda para quatro dessas aeronaves, alegando problemas de certificação.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval