Militares do Núcleo de Implantação do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (NI-EsqdHU-41) prestaram apoio à Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) em um Serviço de Busca e Salvamento (SAR) e resgataram, nesta quarta-feira (02), um pescador que caiu no mar e estava desaparecido desde 2h50 de ontem, após cair do barco Pesqueiro “Ramon” a aproximadamente 181 quilômetros de São Luís–MA.
Para operacionalizar as buscas, foram acionados o Navio-Patrulha (NPa) “Guanabara” e uma aeronave UH-15 Super Cougar, do Núcleo de Implantação do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte.
Instruído pela tripulação da aeronave militar, o Navio-Tanque mercante “Flumar Brasil”, que se encontrava nas proximidades, recolheu o náufrago e se dirigiu para o fundeadouro nº 4, na baía de São Marcos.
Em seguida, a aeronave da Marinha, por meio de pick-up, resgatou o pescador no navio, utilizando o Grupo de Busca e Salvamento Aeronaval e foi levado, ainda nesta quarta-feira, para o aeroporto de São Luís, de onde foi transportado para uma Unidade de Pronto Atendimento para cuidados médicos.
Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente da navegação e as demandas iniciais serão para perícia do Pesqueiro “Ramon” e oitivas de seus tripulantes.
FONTE E FOTOS: MB