NH90 holandês em operação embarcada no OPV Classe ‘Holland’

A Real Marinha Holandesa conduziu testes de operação aérea embarcada do NH90 a bordo do OPV HNLMS Holland na semana passada no Mar do Norte, com ventos de até força 8 e ondas de 4 metros,.

Os testes estão sendo realizados para determinar o envelope de limite operacional para a operação do NH90 no OPV classe Holland. “Estes testes são necessários para se saber até onde você pode ir durante as operações com mau tempo”, disse o Lieutenant Commander Chris van den Berg.

Concentração máxima

“Cada classe de navio é testada e analisada. Por exemplo, você tem que lidar com a turbulência do vento”, diz o comandante do navio. “E, em comparação com os navios maiores, como fragatas ou navios anfíbios de transporte, a classe Holland é mais suscetível às ondas.”

A equipe de testes da Força Aérea estava coletando todos os dados para análise. Além disso, pela primeira vez, o navio controlou a aproximação para pouso do helicóptero. Neste caso, o controlador aéreo, a bordo do navio, utiliza as imagens de radar do NH90 para orientar o helicóptero, principalmente em situações onde se tem pouca visibilidade.

Voando de forma independente

Aproximações e pousos noturnos foram realizadas de forma autônoma pela tripulação do helicóptero usando OVN (óculos de visão noturna). “Considerando que na semana passada paramos de utilizar o Lynx, que não possuía compatibilidade para voar com o equipamento de visão noturna, o seu sucessor já é capaz de operar com ele. Com isso conseguimos realizar aproximações mais rápidas. Você pode facilmente decolar ou pousar de forma independente”, disse o piloto de testes Lieutenant First Class Job Sicking.

“O NH90 pesa em torno de 11 toneladas, o que representa 6 toneladas a mais do que o Lynx”. Esta é a última semana de testes no mar a bordo dos navios classe Holland. O treinamento segue um pouco atrasado, enquanto se aguarda a entrega de mais NH90, enquanto que o cronograma de testes está no tempo certo. “Os pousos nos convoos das Fragatas classe M e testes adicionais, tais como em condições de tempo quente, continuam a serem feitos”.

FONTE: NR
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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