Marignane, 18 de junho de 2024 – A Airbus Helicopters iniciou a campanha de voos de testes do protótipo do NH90 Standard 2. Este padrão é uma das configurações mais recentes do NH90 e está sendo desenvolvido especificamente para a Aviação do Exército Francês, para apoiar operações de forças especiais. O Ministério das Forças Armadas francês encomendou um total de dezoito NH90 na configuração Standard 2. Os testes de voo continuarão até o final do ano, de acordo com o cronograma acordado com a DGA (Direction Générale de l’Armement).
A configuração Standard 2 inclui a integração do sistema eletro-óptico Safran Euroflir 410, um novo gerador de mapas digitais, instalação para um terceiro tripulante e novas janelas traseiras deslizantes e ampliadas, capazes de acomodar armas de autoproteção.
Os testes validarão o desenho da nova configuração. O protótipo do NH90 Standard 2 também foi equipado com provisões mecânicas e elétricas dedicadas ao Distributed Aperture System (DAS) e a nova geração do Helmet Mounted Sight Digital Display (HMSD-DD) com vistas a uma integração futura em um estágio posterior. Estes sistemas irão melhorar as capacidades das forças especiais para operar em condições altamente exigentes.
Estes testes de voo fazem parte do programa lançado em 2020 pela NATO Helicopter Management Agency (NAHEMA), NHIndustries (NHI) e suas empresas parceiras (Airbus Helicopters, Leonardo e Fokker) para o desenvolvimento e atualização de dez NH90 Tactical Transport Helicopter (TTH) no padrão Standard 2.
Após o lançamento do programa, em dezembro de 2023, a NAHEMA, em nome do Ministério das Forças Armadas francês, adjudicou um contrato à NHIndustries para a produção de oito NH90 TTH adicionais na configuração Standard 2, renovando assim a sua confiança no programa NH90.
Até o final da década, a Aviação do Exército Francês operará oitenta e um helicopteros NH90 TTH. O NH90 foi entregue pela primeira vez ao Exército Francês em 2011. Sessenta e três NH90 TTH foram entregues até agora.
O NH90 entrou em operação pela primeira vez no Mali em 2014 e, desde então, atingiu 50.000 horas de voo no total.
Os NH90 das forças armadas francesas são apoiados pela NHI sob o contrato de Apoio Operacional NH90 (NOS) comum com a Alemanha, um acordo baseado em desempenho que delega uma parte importante da atividade de logística e manutenção do país à NHI e permite que os clientes se concentrem em suas operações.
NHIndustries é a maior joint venture de helicópteros e é responsável pelo projeto, fabricação e suporte do helicóptero NH90, um dos líderes na última geração de helicópteros militares. A Empresa aproveita o que há de melhor na indústria europeia de helicópteros e defesa, sendo propriedade da Airbus Helicopters (62,5%), Leonardo (32%) e GKN Fokker (5,5%). Cada empresa tem um longo pedigree aeroespacial e traz o máximo de suas habilidades e conhecimentos para o produto final.