Por Tim Martin
RIAT 2023 – O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) decidiu reduzir o número de aeronaves a serem adquiridas sob o programa New Medium Helicopter (NMH) de £ 1 bilhão (US$ 1,3 bilhão) para um máximo de 35 unidades, disse um funcionário da indústria ao Breaking Defense hoje.
Um limite máximo de 44 aeronaves foi originalmente estabelecido em novembro de 2021, mas questões de financiamento levaram a uma meta muito menor.
“Eles [MoD] disseram entre 25 a 35 [aeronaves], veja o que você pode fazer na indústria”, disse Lenny Brown, diretor administrativo da Airbus Helicopters UK, em entrevista no Royal International Air Tattoo (RIAT). “É uma espécie de melhor esforço com o financiamento disponível.”
A aquisição exige a substituição de helicópteros Puma e vários helicópteros menores, incluindo Bell 212, Bell 412 e AS365 Dauphin, mas atrasos levaram a uma fase de Invitation to Negotiate (ITN), inicialmente agendada para o primeiro trimestre de 2023, sendo adiada para ainda este ano. A nova fase, que definirá todos os requisitos e custos, só acontecerá “no mínimo” em setembro deste ano, acrescentou Brown.
O Reino Unido também ainda precisa confirmar quando a concessão de um contrato de produção acontecerá ou a data de entrada em serviço do NMH.
Brown explicou que uma série de requisitos iniciais baseados em “capacidade, desempenho e suporte de engenharia” foram, no entanto, delineados para a indústria pelo MoD.
“Não vimos os requisitos de treinamento e há toda uma infinidade de capítulos diferentes que ainda estão por vir, mas o MoD tem sido o melhor possível em nos fornecer informações por etapas”, acrescentou.
Os concorrentes também foram “orientados” pelo MoD a usar uma série de kits de ajuda defensiva para se preparar para qualquer teste e conformidade que seriam necessários depois que uma seleção de produção de aeronaves fosse feita, disse ele. O MoD do Reino Unido não respondeu imediatamente a um pedido fora do expediente para comentar sobre seus planos para o New Medium Helicopter.
Se selecionada, a Airbus planeja montar uma linha de produção de helicópteros H175M em Broughton, País de Gales, onde atualmente fabrica asas de aviões comerciais A380, mas enfrenta a concorrência da Leonardo UK, que oferece helicópteros AW149, e S-70M Black Hawk da Lockheed Martin.
A Airbus espera que um acordo com o Reino Unido possa abrir caminho para as vendas de exportação do H175M, com um mercado de cerca de 500 “plataformas em países específicos” de interesse, segundo Brown.
“Já há sinais de demanda vindos de alguns deles”, explicou, sem citar países individualmente.
Esperava-se também que o Reino Unido aposentasse a frota Puma em 2025, deixando a indústria potencialmente confrontada com um cronograma de produção NMH comprimido, embora o Marechal do Ar Richard Knighton, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, tenha dito aos legisladores em maio que uma extensão para 2027 ou 2028 poderia ser feito.
Brown expressou poucas preocupações sobre possíveis mudanças nos cronogramas de produção.
“Tudo o que precisamos fazer é apertar o botão [em Broughton] e podemos adquirir gabaritos e ferramentas imediatamente”, explicou ele. “Os sistemas básicos e o treinamento já estão prontos, então não vai demorar muito para configurar a produção e começar a produção.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense