Na busca por elevar a capacidade de operações aéreas da Esquadra, o Navio Doca Multipropósito Bahia (G 40) passou por mais uma Vistoria de Segurança da Aviação (VSA), no dia 7 de março, conduzida pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Força de Superfície, seguida pela validação dos envelopes de vento para as aeronaves da Marinha do Brasil (MB), nos dias 8 e 9 de março, coordenada pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM).
Com a presença dos 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) e 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), que operam as aeronaves UH-12 Esquilo, IH-6B Jet Ranger III, SH-16 Seahawk e UH-15 Super Cougar, respectivamente, o navio foi inicialmente avaliado quanto à capacidade da tripulação em atuar operando com duas aeronaves ao mesmo tempo no convés de voo principal e uma no secundário, além de verificar a prontidão em situações de emergências aeronáuticas.
Também foram testados os envelopes de vento recebidos da Marinha Nacional Francesa, que são parâmetros de direção e velocidade do vento que garantem a segurança nas operações com os helicópteros.
Com mais essa etapa cumprida, o navio amplia sua capacidade para operar com os diversos modelos de aeronaves disponíveis na MB, garantindo a segurança nas operações aéreas e a ampliação do poder combatente da Esquadra.
O próximo passo será a retomada das operações aéreas noturnas.
FONTE e FOTO: MB