Montagem final do sistema aéreo SIRTAP é iniciada na Airbus, em Getafe

O SIRTAP, sistema aéreo remotamente tripulado tático de alta performance (RPAS), alcançou um novo marco em sua produção. A Linha de Montagem Final do drone tático de alto desempenho adquirido pelo Ministério da Defesa da Espanha foi iniciada nas instalações da Airbus em Getafe, região metropolitana de Madrid, para a produção de dois protótipos.

Os principais componentes para a construção do primeiro protótipo — majoritariamente de origem espanhola, como a fuselagem e as asas — já começaram a chegar a Getafe. A montagem final do primeiro protótipo está prevista para ser concluída no segundo trimestre de 2025.

Uma vez montado, a campanha de testes em solo será realizada na sede da Airbus em Getafe, seguida pelos testes de voo, programados para iniciar antes do final de 2025 no Centro de Testes de Sistemas Remotamente Pilotados (CEUS) do Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial (INTA), localizado em Moguer, Huelva, no sudoeste da Espanha.

O SIRTAP fortalecerá as capacidades táticas das Forças Armadas espanholas, que contarão com um total de nove sistemas, cada um composto por três veículos aéreos não tripulados e uma estação de controle terrestre. Além disso, a Airbus Defence and Space fornecerá dois simuladores para o treinamento dos operadores espanhóis que foram recentemente aprovados na análise crítica do projeto, consolidando a arquitetura e o design dos simuladores.

O projeto, o desenvolvimento e a fabricação do veículo remotamente pilotado proporcionam à Espanha soberania nacional nos campos tecnológico, industrial e tático. A versatilidade do sistema permitirá a execução de uma ampla gama de missões, como busca e resgate, vigilância marítima, apoio em desastres naturais e combate a incêndios, com identificação, avaliação e monitoramento de danos. Além disso, o SIRTAP desempenhará um papel crucial na vigilância de fronteiras para prevenir atividades ilegais, como tráfico de drogas e pesca ilegal, entre outras operações de segurança.

FONTE: Airbus

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