Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil e a Leonardo Helicopters (antiga AgustaWestland) estão realizando uma grande atualização de meia-vida em oito helicópteros Super Lynx Mk21A.
Dentro do contrato em execução atualmente em Yeovil, inclui a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, os mesmos que equipam a mais nova versão da família Lynx, o AW159 Wildcat.
Na imagem abaixo, pode-se ver o mesmo motor da versão brasileira, instalado no AW159, durante a sua montagem final na fábrica da Leonardo em Yeovil, durante a visita que o DAN fez em 2013.
Os motores CTS800-4N, já são utilizados nos Lynx Mk9A do Exército Britânico (AAC), no Super Lynx 300 e no AW159 Wildcat, e fornecerá ao Super Lynx brasileiro grandes melhorias de desempenho em ambientes quentes e altos, permitindo aumento da carga útil e uma extensa área de operação.
A aeronave modernizada, designada Mk21B, também recebeu um Full Glass Cockpit e novos aviônicos de missão. O novo painel será totalmente compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna) e complementado por um conjunto de avançados aviônicos, que compreende um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, TCAS, sistema de pouso por instrumento, RWR/ESM integrados e dispensers de contramedidas (Chaff/Flare).
Nessa imagem do painel do AW159 Wildcat, destinado à Royal Navy, pode-se observar que basicamente, após a modernização, as aeronaves da Marinha do Brasil passarão a contar com um painel muito próximo do utilizado na versão mais nova do consagrado helicóptero naval britânico.
Tendo em vista essa comunalidade entre as duas versões, o AH-11B Super Lynx já está sendo chamado “carinhosamente” pelo tripulantes do Esquadrão HA-1 de “WildLynx”.