Ministro da Defesa visita fábrica da Helibras em Itajubá

Por Guilherme Wiltgen

O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, visitou a fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), nesta quarta-feira (08/11).

O ministro conheceu as instalações da única fabricante de helicópteros a turbina da América Latina que este ano comemora 45 anos de operações no país.

José Múcio se reuniu com o presidente da Helibras, Alberto Duek, e verificou toda a capacidade industrial da fabricante, que hoje desenvolve projetos 100% brasileiros e exporta tecnologia para países da América do Sul, Europa e Ásia.

Alberto Duek disse que “Ficamos muito honrados com a visita do ministro, que pode conhecer a nossa contribuição para base industrial de defesa brasileira e o alto nível de transferência de tecnologia feita aqui, há mais de quatro décadas”.

A Helibras é líder no mercado brasileiro de helicópteros. De cada dez helicópteros das Forças Armadas, sete são fabricados pela a Helibras.
Nos helicópteros que operam em serviços públicos no Brasil, esse número sobe para oito a cada dez helicópteros são produzidos pela Helibras.

A história da Helibras começa em 1978, na cidade de São José dos Campos (SP), com o projeto helicóptero HB-350 Esquilo, o AS-350 Écureuil do grupo francês Aérospatiale, desenvolvido após uma licitação do governo brasileiro para a produção de helicópteros.

Dois anos depois, em 1980, a empresa se mudou para Itajubá (MG), cidade em que sua fábrica permanece instalada até os dias atuais.

 

No dia 20/01/23, o Governo de Minas vendeu para a Airbus Helicopters a participação de 15,51% da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) ainda tinha na empresa Helicópteros do Brasil S/A (Helibras), por R$ 95 milhões.

Assim, a gigante francesa passou a ter o controle integral da fábrica de helicópteros em Itajubá.

Sair da versão mobile