O ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, anunciou nesta segunda-feira, 18 de Novembro, na cidade do Mindelo, que os dois aviões Embraer que o Brasil vai oferecer a Cabo Verde vão sair em breve.
“Posso dizer que o processo já saiu do Ministério da Defesa brasileiro e vai necessitar agora apenas da aprovação do Congresso. Às vezes as coisas demoram mais do que gostaríamos”, disse Celso Amorim, no início da sua visita de dois dias a Cabo Verde.
O convidado brasileiro considerou Cabo Verde um país importante para a segurança no Atlântico, daí o interesse redobrado do Brasil nesta cooperação na área da defesa.
“Há um grande campo de cooperação e acho que podemos ensinar e aprender muito, mas também temos interesse em contribuir para a segurança do Atlântico, mais especificamente do Atlântico sul, na prevenção da pirataria, da pesca ilegal e de vários outros ilícitos internacionais, que são preocupações do Brasil e de Cabo Verde”, declarou o governante.
Nesta terça-feira, 19 de Novembro, Celso Amorim inaugurou a missão naval permanente do Brasil em Cabo Verde, na Cidade da Praia, uma instituição que irá apoiar a Guarda Costeira cabo-verdiana.
“Trata-se de uma missão importante pois vai ajudar a Guarda Costeira nesta fase de modernização e de definição de planos de trabalho que conduzam ao avanço na formação de quadros, no cumprimento de planos de aquisição de equipamentos, e em tudo o que se traduza numa nova fase da Guarda Costeira”, frisou o ministro cabo-verdiano da Defesa, Jorge Tolentino.
Nesta terça-feira, Celso Amorin foi recebido em audiência pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.
NOTA do EDITOR: Apesar de não ter sido oficializado, cogita-se que as aeronaves doadas sejam do modelo EMB-111 “Bandeirulha”, para patrulha marítima.