Ministério da Defesa do Japão divulgou uma imagem conceitual de seu futuro caça




O Ministério da Defesa do Japão espera formalizar uma “estrutura” até o final deste ano, através da qual colaborará com um parceiro estrangeiro para desenvolver e construir uma aeronave de combate de próxima geração, indicou o Ministério da Defesa à Jane’s.

O Ministério da Defesa também confirmou que o programa agora é oficialmente denominado “FX” e que propôs uma nova “imagem conceitual” da nova aeronave, que visa substituir o Mitsubishi F-2 da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) do Japão nos anos 2030.

A imagem é a primeira representação oficial conhecida do caça japonês.

“Os F-2 do JASDF devem se aposentar por volta de 2035”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa. “Vamos desenvolver o FX para que possamos entregar a primeira aeronave de produção antes do início da aposentadoria do F-2”.

O porta-voz acrescentou: “Continuaremos a discutir com os parceiros em potencial, para determinar uma estrutura preliminar para os parceiros de desenvolvimento até dezembro deste ano, quando finalizaremos o projeto de orçamento do gabinete para o Ano Fiscal 2021”.

O porta-voz não detalhou o que essa estrutura poderia conter. No entanto, é provável que o plano identifique um parceiro da indústria estrangeira e seu papel no projeto de desenvolvimento de FX.

O porta-voz do Ministério da Defesa também revelou que o financiamento para o programa de desenvolvimento de câmbio chegará a cerca de US $ 28 bilhões (US $ 256,5 milhões) em 2020. Um total de JPY16,9 bilhões deste financiamento (60%) será gasto em “projetos de pesquisa relacionados ao FX”, disse o porta-voz, com os restantes 11,1 bilhões de JPY (40%) alocados para o “projeto conceitual no desenvolvimento liderado pelo Japão”.

O porta-voz também confirmou que o nome oficial do programa de desenvolvimento de aeronaves foi alterado de Future Fighter para FX em dezembro de 2019. A mudança de nome levou o Ministério da Defesa a divulgar uma imagem conceitual da aeronave.

FONTE: Jane’s

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile